quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Singer, Brother ou Janome?


Como escolher uma máquina de costura? Qual a melhor marca, com melhor custo-benefício? Quais as diferenças, na prática, entre máquina de costura mecânica, eletrônica e computadorizada?
Esses e alguns outros questionamentos sempre permeiam a cabeça de quem pretende adquirir uma "amiga" para auxiliar nas aventuras com tecidos e costurinhas.

Primeiramente, acho que é importante considerar que existem marcas e marcas, modelos e modelos. Ou seja, um mesmo modelo de máquina de costura pode representar o paraíso para determinada pessoa e o purgatório para outra. Isso porque há modelo ótimos que já saem de fábrica "premiados", aí sofre quem for a escolhida da vez, não é verdade? Então, pode acontecer de uma marca conceituadíssima ter errado a mão em um modelo específico ou em uma única unidade ou lote de qualquer modelo.
Lógico que quando sofremos um "trauma" com algum produto de qualquer marca, nos sentimos frustrados e, para evitar futuras decepções, optamos por não adquirir nenhum produto daquela marca. Eu penso assim, conheço pessoas que também pensam assim e é possível que você não seja diferente.

Existem tantas opções de máquinas de costura, de várias marcas, modelos, tamanhos. Algumas bem simples de manusear, outras com tantos botões e funções que a gente mal sabe por onde começar.
Eu mesma já respondi a algumas leitoras com dúvidas sobre qual máquina escolher.
Para dar um help, resolvi escrever este post, relatando minha experiência pessoal com 03 das marcas mais vendidas no Brasil e no mundo: Singer, Brother e Janome.

Singer
As maioria das máquinas da Singer possui estrutura interna de metal, o que confere maior estabilidade durante a costura.
A Singer completou 160 anos de existência, estando há 153 anos no Brasil. O impacto que isso tem na vida de quem opta por uma máquina de costura Singer: assistência técnica, peças e acessórios em praticamente todos os lugares.
Eu tive a oportunidade de testar 02 modelos de Singer: a Tradition 2273 e a Curvy 8763. A primeira é uma máquina mecânica, o modelo mais completo de sua linha, com 22 pontos e 02 caseados automáticos de 01 passo. A segunda é um modelo eletrônico, com 30 pontos, sistema simplificado de passagem de linha e 03 luzes led que iluminam a área de trabalho muito bem. Já me perguntaram algumas vezes por que troquei a Tradition pela Curvy.
Bem, na época eu era totalmente inexperiente em relação à máquinas de costura. Conversando no Flickr com minha amiga Pri Diniz, ela comentou sobre como fazia falta o ponto caseado (aquele usado em aplicações) na máquina de costura dela, uma Singer Facilita. Uma luz piscou em minha cabeça, fui pesquisar e descobri que a Tradition também não possui o ponto caseado. Além disso, me disseram que máquinas eletrônicas eram mais silenciosas que as mecânicas. Aí, decidi perguntar se poderia trocar pela Curvy (que, segundo a tabela comparativa da Singer, era um modelo bem completo) e como a máquina só estava a 02 ou 03 dias em casa e eu só havia mesmo testado os pontos, o dono da loja me deixou trocar :)
Convivi 03 meses com a Curvy. É uma máquina bonita, robusta, muito fácil de manusear e cuja qualidade dos pontos impressiona. Porém, devido a problemas de coluna, tive que optar por um modelo que dispensasse o uso do pedal e dei a Curvy para minha tia, que possui uma Singer semi-industrial há uns 15 anos.
Foi aí que a saga recomeçou e tive que procurar uma nova máquina de costura, que com certeza não seria uma Singer (os modelos da Singer que não precisam de pedal passam dos R$ 1.700,00). Finalmente, chegou ao Brasil a Singer Stylist 7258 que também permite costurar sem o pedal e está na faixa dos R$ 1.000,00.

Brother
Eu não estava pensando em adquirir uma máquina de costura da Brother. Acho elas bonitinhas e tal, mas, pelo menos os modelos que conheço, são feitos de fibra de plástico e NÃO possuem estrutura interna de metal. Meu sonho de consumo na época era essa máquina aqui.
Devido à limitações com $$$ e à educação, presteza e "insistência" do pessoal do Bazar Tal e Koisas, resolvi dar uma chance para a Brother CS6000i, uma máquina computadorizada e moderna. Afinal, ela é uma das máquinas com melhor custo-benefício do mercado, se analisarmos o preço e a razoável quantidade de acessórios inclusos. Não é a toa que é uma das "queridinhas" não só aqui no Brasil, mas nos EUA também (basta dar uma olhada em sites como Amazon, Walmart e nos que fazem review de máquinas de costura). 
Bem, minha experiência com esse modelo não foi das melhores. Você pode ler detalhadamente aqui.
Assistência técnica para a Brother também não é algo que se encontra em todos os lugares. Na cidade onde moro, por exemplo, não tem nenhuma autorizada.
Então, se você está pensando em adquirir essa ou qualquer outra máquina, te aconselho a pesquisar se sua cidade tem alguma autorizada, se o atendimento é bom e se o pessoal é qualificado. (eu liguei em uma revenda autorizada de uma cidade próxima para perguntar sobre outro modelo de Brother, e o atendente nem sabia que o modelo em questão existia).

Janome
Desde os primórdios da minha busca pela minha 1ª máquina de costura, andei pesquisando sobre a Janome. A empresa completou 90 anos de existência e recebe muitos elogios pelo mundo afora.
A primeira Janome que despertou meu interesse foi a 2030DC, depois me afeiçoei com a 3160QDC, por causa do botão de corte automático de linha.
Na época em que estava dividida entre a 2030 e a Curvy, optei pela Curvy pela proximidade da assistência técnica.
Em dezembro do ano passado, ao ficar em dúvida entre a 3160 e a CS6000i, escolhi a Brother pelo preço e pelos acessórios incluídos.
Mas nesses últimos dias, ao jogar a toalha e desistir da Brother, voltei a me afeiçoar com minha primeira menina dos olhos, a Janome 2030DC, uma máquina de costura eletrônica com mecanismo de eixo idêntico aos das máquinas industriais. E lá estava ela, esperando por mim, com um preço ótimo, frete grátis e parcelamento sem juros, rsrsrs.
Agnes chegou ontem. Ainda estamos nos conhecendo, mas uma coisa é certa: a diferença entre a Brother "premiada" que eu usava e a 2030 é notável. A Janome é muito mais robusta, macia e silenciosa. Vóvis também ficou impressionada com o silêncio da Agnes
Aí, você pode se perguntar: por que não escolher a Janome 3160, que é mais completa? Bem, primeiro por causa do preço que, para mim, ainda é proibitivo. Segundo, porque vi alguns vídeos no youtube relatando problemas com esse modelo, e de problemas com sewing machines, eu já tive minha cota :P. Na verdade, descobri, graças a uma leitora do blog, que o aparente problema, na verdade foi uma falha no ajuste da tensão da linha, que não foi feito corretamente.

Resumindo:
Singer
Vantagens:
-A maioria das máquinas possui estrutura interna em metal.
-É fácil encontrar assistência, peças e acessórios.
Desvantagens:
-A grande maioria dos modelos vem só com os acessórios básicos inclusos. É necessário adquirir outros calcadores separadamente.

Brother
Vantagens:
- Ótimo custo-benefício ao se considerar o preço, os recursos, a quantidade de pontos e de acessórios inclusos.
- Possui máquinas leves e bonitas, com curvas arredondadas.
Desvantagens:
- Estrutura frágil, o que faz a máquina trepidar (algumas máquinas Brother têm estrutura melhor - vi no youtube).
- Pontos podem desregular ao costurar algumas camadas de tecido. Às vezes, até para costurar 04 camadas de algodão, é necessário usar o calcador de transporte duplo (walking foot).
- O braço e a mesa extensora da CS6000i são pequenos.

Janome
Vantagens:
- Estrutura interna de antimônio.
- É realmente silenciosa.
- Os pontos são perfeitos.
- É fácil manusear a máquina.
Desvantagens:
- O valor de alguns modelos ainda é muito alto.
- Vem com poucos acessórios inclusos, sendo necessário adquirir separadamente.

Espero que esse post possa te ajudar na hora de escolher uma máquina de costura, que ajude a esclarecer um pouco as inúmeras dúvidas que estão na sua cabeça.
Comente, pergunte, sinta-se à vontade! Mi blog es su blog :D

208 comentários:

  1. Estou nessa mesma angústia! Confesso que estou absolutamente tentada a comprar a 4120QDC da Janome, mas estou com receio porque ela tem muitos recursos. Fiquei apaixonada por ela, mas não sei. Você sabe alguma coisa sobre ela? Obrigada pelo post. Foi a informação mais completa que já encontrei. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, amiga!

      Pelo que tenho lido, a Janome 4120 me parece uma ótima máquina. Não tive a oportunidade de vê-la pessoalmente, mas quem tem geralmente elogia:
      http://reginapatchwork.blogspot.com/2011/08/minha-janome-4120-qdc.html
      http://parceiro.buscape.com.br/avaliacao-sobre--janome-4120qdc.html
      http://www.flickr.com/photos/artemanhas2011/5971597028/

      Quanto ao valor, acho que o lugar mais em conta é a Pevimaq:
      http://www.pevimaq.com.br/produto.php?cod_produto=4003470

      É bom dar uma olhada também nos sites do Extra, Carrefour e Magazine Luiza que, vez ou outra, têm máquinas Janomes com ótimos preços e condições de pagamento. A minha Janome 2030, por exemplo, comprei no Extra.

      Nessa faixa de preço, talvez fosse bom dar uma olhada na Singer Superb 2010. Ela tem 201 pontos, 2 fontes de letras, 9 caseados de 1 passo e o mais importante: estrutura interna de metal! Os pontos são muito lindos, têm até cavalo marinho, avião, caminhão, cisne, peixe, golfinho... Dá pra ver no manual:
      http://www.singer.com.br/manuais/2010_manual_de_instrucoes_PT.pdf

      Eu acho os pontos da Superb muito bonitos. Já vi a Superb pessoalmente, mas nunca testei, então não posso dizer muita coisa.
      Tem essa máquina a venda aqui:
      http://www.apreferida.com/detalhes/maquina-de-costura-domestica-singer-superb-2010

      Como é um investimento alto, porque são máquinas caras, é melhor ir a uma loja especializada, testar os modelos, ler reviews de quem tem ou já teve essas máquinas.

      Se o seu inglês ou de alguém próximo for bom, dá pra procurar em sites internacionais especializados em reviews de máquinas de costura.

      Mas o mais importante é procurar saber como tem sido a convivência entre as máquinas e suas donas.
      Pergunte mesmo, mande email. Eu já recebi emails de pessoas me perguntando sobre a Tradition e a Curvy, por exemplo, e sempre respondo todas as dúvidas, na medida do possível.

      Veja se na sua cidade tem assistência técnica capacitada (porque tem técnicos que não entendem muito de máquinas modernas) e acessórios básicos que sua "amiga" pode eventualmente precisar, porque pagar frete sai caro.

      Qualquer dúvida, fique à vontade. Te ajudarei no que puder. Sei o quanto ficamos confusas na hora de escolher uma máquina de costura :)

      abraços,
      Lu

      Excluir
    2. Muito obrigada mesmo pelo post, muito esclarecedor.Sou leiga ainda e vc me ajudou bastante!

      Excluir
    3. estou querendo comprar uma maquina, porque a minha facilita master da singer não tem caseado.(aquele usado em aplicação ). Pensei em comprar uma singer 6160, com muito pontos, fique sabendo que ela dá muito defeito não vale a pena.

      Excluir
  2. Oi, Lu! Eu é que agradeço! Você foi maravilhosa! Estou dando uma olhada na Superb e vou ver o que faço. Pareço criança na loja de doces...rsrsrsrs Volto para dar notícias e vou ficar acompanhando seu blog que é muito, muito legal mesmo! Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Estou nessa dúvida cruel também, mas estou muito interessada pela Superb, como vi a sua resposta achei que pudesse me ajudar me dando sua opinião sobre ela.
      Se puder ficarei muito agradecida.
      Meu e-mail: magnaspatch@gmail.com

      Excluir
  3. Oi, Lu! Eu é que agradeço! Você foi maravilhosa! Estou dando uma olhada na Superb e vou ver o que faço. Pareço criança na loja de doces...rsrsrsrs Volto para dar notícias e vou ficar acompanhando seu blog que é muito, muito legal mesmo! Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!

      Muito obrigada por sua visita, seus comentários e seu carinho!

      Eu já passei semanas a fio pesquisando máquinas de costura. Entendo perfeitamente como é. A gente fica toda abobalhada com tantos modelos, funções, botões. Sem contar que nós, mulheres, ainda temos aquele lance de escolher o que achamos mais "bunitinho" rsrsrs
      Em breve, novidades aqui no blog. Estou aguardando minha câmera Samsung SL605 chegar! Aí ninguém vai me segurar :)

      bjokas,
      Lu

      Excluir
  4. lu
    depois de anos com uma singer meia-boca vou comprar uma outra máquina. estou inclinada por uma janome, mas uma amiga tem um pfaf que ela adora. penso também em comprar alguma super usada. o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita!

      Seja muito bem-vinda!


      Então, vai depender de quais são suas aspirações.
      Uma máquina de costura que tenha apenas reta, ziguezague e pontos básicos serve pra você?
      As máquinas antigas não possuem muitos pontos, mas são pau para toda obra.
      Recomendo que dê uma olhada na famosa Singer "pretinha" 15C, na Bernina 1008 ou nesta outra Singer:
      http://www.flickr.com/photos/super_ziper/4249846886/
      Tem algumas Pfaff à venda aqui:
      http://www.accostura.pt/tmp/products.asp?dest=51
      Antes de adquirir a Pfaff ou qualquer outro modelo antigo, pesquise se encontra peças e assistência com facilidade, ok?

      Se quiser uma máquina com mais recursos, acessórios e preço acessível, recomendo a Brilliance 6180:

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/brilliance-6180

      Da Janome, recomendo dar uma olhada nos modelos: 2008, 2030DC ou 3160QDC.

      O bom é você pesquisar os modelos que tem os recursos que você quer e, se for possível, ir a uma loja especializada e testar as máquinas. Leve tecidos leves e também tecidos pesados. Sinta a máquina de costura.

      Qualquer dúvida, estou a disposição :)

      abraços,
      Lu

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog. Esse post então, perfeito. Estava em plena escuridão sobre máquina de costura..tinha me apaixonado pela Janome 8077 porque um vídeo dizia que ela fazia até overlock..aí descobri que saiu de linha.Triste. Mas você foi ótima e me deu uma luz. Obrigada! ((Ainda não decidi qual comprar.rs))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida!

      seja muito bem vinda ao meu cantinho :)

      a Janome 2030DC é a versão recente da 8077. Ela tem ponto overloque. Veja esse post: http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Uma máquina de costura que possui muitos pontos e alguns acessórios legais inclusos é a Singer Brilliance 6180:
      http://patchpoa.com.br/?p=435
      Mas não sei se ela possui ponto overloque.

      A Janome 2030DC possui pontos lindos, e é muito fácil de manusear. Sem contar que costurar sem precisar utilizar o pedal é um luxo! rsrsrs

      Eu adoro minha Janome =^.^=

      Então, o que pode te ajudar mais ainda é definir algumas questões:

      1. Até quando você pretende gastar

      2. Quais os recursos que você deseja que sua máquina tenha

      3. A facilidade de encontrar peças e assistência técnica

      Respondidas essas questões, pesquise modelos que tenham o que você quer e precisa, na faixa de preço desejada.

      Se possível, pergunte para quem tem máquinas de costura com características que você procura. Esclareça todas as suas dúvidas.

      Se puder, visite uma loja especializada e experimente as máquinas. Leve tecidos variados, finos e grossos. Sinta a potência da máquina. Isso também ajuda muito, porque evita que você faça como eu fiz, e gaste muito sem necessidade. Porque você pode comprar uma máquina de costura que todo mundo ama, mas não se entender com ela.

      Enfim, saber as experiências e opiniões de outras pessoas que vivenciaram esta árdua experiência de escolher uma máquina de costura é muuuuuuuuito útil. Mas também é bom que você tenha seu "encontro pessoal" com a máquina de costura.

      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Oi, querida amiga!

      Esqueci de mencionar que uma máquina muito boa para overloque é a Elgin Genius JX-4000.

      Talvez compense dar uma olhada:
      http://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Produto/Detalhe/ProdutoDetalhe.aspx?idprod=120&sm=p80


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
    3. olha, eu tenho a Brillance 6180, ela faz overloque, mas sinceramente, não te aconselho a comprar. Quebra pontos constantemente, os pontos são irregulares, o enfiador de linah automático, só funcionou 2 vezes depois parou.

      Excluir
    4. Parabéns Lu e muito obrigada. Melhores informações para quem está em dúvida não há na internet. Valeu demais. Estou de olho na Janome mas estava pensando no preço. Sua história já me ajudou a optar por esta máquina. Vale a pena. Quanto à Elglin Jx 4000, embora tenha bom overloque, a meu ver é muito barulhenta apesar da estrutura interna de metal. Também não aguenta muitas camadas de tecido. Eu não recomendaria sua compra.

      Excluir
    5. Eu tenho uma Elgin JX 400 e não aconselho. Claro que é uma máquina com ótimo preço e dá pra usar por muito tempo feliz da vida. Só que ela é extremamente barulhenta, os pontos não não tão bonitos e não é robusta. Usei por muitos anos e fui feliz mas agora quero um upgrade: estou pensando numa Janome 2030qdc ou 3160qdc.

      Excluir
  6. ola..depois de der seu post minha busca terminou, estava realmente em duvidas, e com olhos na Janome 2030, agora ja estou certa, é essa ai...obrigada e muito sucesso
    Abraços erica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érica!
      Seja muito bem-vinda ao meu cantinho =^.^=

      Fico imensamente feliz por ter te ajudado, ao compartilhar um pouco das minhas experiências.

      Recomendo esses posts para te ajudarem ainda mais:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/03/acessorios-janome.html


      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  7. Oi Lu, preciso de uma ajuda experiente rs
    Estou encantada com o mundo do artesanato, e quero fazer parte dele!
    O que mais gostei foi o quilt e patchwork... quero comprar uma máquina mas não tenho idéia.
    Pretendo gastar no máximo 700...
    Pode me salvar?
    Bjus Obrigada!
    Renata

    ResponderExcluir
  8. Ah esqueci... quero sem pedal rs
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!

      Seja muitíssimo bem vinda =^.^=

      Para fazer quilt e patchwork sua máquina precisa ter 03 coisas fundamentais: ponto caseado para aplicações, mesa extensora (inclusa ou com opção de ser adquirida separadamente)e ser compatível com calcadores específicos para quilt reto e quilt livre.

      Você pode ver mais nesses posts:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/03/acessorios-janome.html

      Existem ótimas máquinas de costura, que já vêm com bons acessórios inclusos, como a Singer 6180:

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/brilliance-6180

      E máquinas voltadas especificamente para quilt e patchwork, como a Singer 7469Q:

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/confidence-quilter-7469q

      Infelizmente, a maioria dos modelos de máquina de costura (incluindo essas duas), não possuem a opção de costurar sem pedal :(

      Na faixa de preço que você deseja, ainda não existe uma máquina que possua a opção de costura sem pedal, e também esses modelos "menos caros" geralmente não vêm com a mesa extensora (quando você costurar projetos maiores, vai perceber como a mesa faz muuuuita falta).

      Pelo que pesquisei sobre preços, te aconselho que espere um pouco, pois as máquinas de costura estão muito caras :(

      É possível que com um pouco de paciência e sorte, você consiga encontrar uma boa promoção, ou até mesmo negociar pessoalmente com um revendedor ou fornecedor.

      Quando adquiri minha Agnes, ela custou R$ 899,10. Mas alguns meses antes da minha compra, esteve de promoção em outro site por R$ 799,00. Hoje, a Janome 2030DC não sai por menos de R$ 1.000,00. Um absurdo!

      Mas sempre há promoções relâmpagos. É bom você acompanhar diariamente os sites de busca de preços.

      O Vilson, da Janome, geralmente avisa sobre promoções também:

      http://www.flickr.com/photos/48023836@N02/

      O modelo mais em conta que tem o que você deseja é mesmo a Janome 2030DC. Mas pesquise bastante, até que consiga encontrá-la por um valor justo.

      A mesa extensora com os calcadores para quilt custa, em média, uns 150,00. Mas é um investimento que vale muito a pena.


      Qualquer dúvida, estou a disposição :)


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  9. Oi Lu então... afff que coisa essas maquinas. Olha só estou muito mais muito mesmo,afim de comprar um janome 4120 ela esta com preço alto mas vou parcelar... por isso vem a duvida ela é resistente? vc ja escutou algum problema, ou desgosto de alguém? claro não vou costurar mil camadas de coisas nem nada disso, quero q ela dure até eu terminar de pagar,kkkkk quero é pra multi usos, varios trabalhos q faço mas tudo leve. Mas preciso de ponto perfeitos muitos pontos decorados e fonte de letras. Doída quero tudo. Mas é assim agente precisa se virar nos trinta.brigado!!! bjsss
    Alânia Teixeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alânia!

      Seja muito bem vinda ao meu humilde cantinho =^.^=

      A Janome 4120 parece uma ótima máquina. Não tive a oportunidade de testá-la, mas quem tem geralmente elogia:

      http://reginapatchwork.blogspot.com/2011/08/minha-janome-4120-qdc.html

      http://parceiro.buscape.com.br/avaliacao-sobre--janome-4120qdc.html

      http://www.flickr.com/photos/artemanhas2011/5971597028/


      Nessa faixa de preço que você quer, talvez fosse bom considerar a Singer Superb 2010. Ela tem 201 pontos, 2 fontes de letras, 9 caseados de 1 passo e estrutura interna de metal! Os pontos são lindos, têm até cavalo marinho, avião, caminhão, cisne, peixe, golfinho...

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/superb-2010

      O bom seria você ir a um revendedor das máquinas e pedir para testar esses modelos. Aí, você poderia "sentir" a máquina, ver se ela aguenta o tranco, se é "macia" para costurar". É bom ter seu "encontro particular" com a máquina de costura antes de fazer uma escolha definitiva, até mesmo porque são modelos caros e não dá para ficar trocando com frequência.

      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, estou a disposição.

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  10. Olá Lú, que ter pessoas como vc no mundo, sempre tão disposta a ajudar as pessoas, em especial as apaixonadas por costura e máquinas e que estejam numa dúvida cruel sem saber o que comprar. Parabéns pela sua atitude!!
    Tenho uma janome 3160, mas queria mais pontos e também letras, fui ver a 4120 e descobri que a letra dela sai muito pequena e n ão é possível aumentar. A vendedora da loja me mostrou a Singer Quantum Stilyst, tem pontos lindos, mas é bem cara (12 x de 199,00), mas vou aproveitar que o maridão vai me ajudar a pagar. Vc conhece esta máquina? Na sua opinião Singer é melhor que Janome ou não?
    Grata, gde bj

    Gilsene

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Gilsene!

    Seja super bem vinda ao meu cantinho =^.^=

    Muito obrigada pelo carinho :)

    Recomendo que considere a Singer Superb:

    http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/superb-2010

    Ela é menos cara que a Quantum e os pontos e letras são uma gracinha.

    Na minha opinião, a Singer possui ótimas máquinas. A Janome também. Mas em relação custo-benefício muitas máquinas da Singer superam as da Janome, por possuírem mais recursos, diversidade de pontos e por um preço mais em conta que os modelos similares da Janome.

    A Superb, por exemplo, se fosse da Janome e não da Singer, custaria muito mais.

    Penso que uma das desvantagens da Singer é não ser bivolt. Então, é preciso estar atenta à voltagem para não ter problemas.

    Em contrapartida, os acessórios da Singer são encontrados com maior facilidade que os da Janome.

    Veja se você consegue encontrar a Singer Superb e faça a comparação pessoalmente entre este modelo e a Quantum Stylist. No próprio site da Singer, baixe e leia os manuais, comparando os pontos, os recursos, os acessórios inclusos.

    O valor da Superb está em torno de R$ 1.800,00. Negociando, talvez seja possível obter um desconto.

    Para saber sobre revendas próximas, ligue para a Singer e os atendentes te informarão onde é possível encontrar essa máquina de costura. Sempre fui muito bem atendida pelo pessoal da Singer.


    Espero ter te ajudado.

    Sinta-se a vontade para esclarecer qualquer dúvida.


    fica na paz,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lu, vou procurar a superb para comparar.

      Gilsene

      Excluir
  12. Bom dia amiga, também tive muitas duvidas na hora de comprar minha 1ª maquina de costura, estava usando uma singer manual emprestada de uma amiga e ela é muito boa, optei pela janome 2030DC, acabou de chegar e ainda esto me adaptando com ela. Achei o manual meio incompleto, não diz a voltagem do produto e também não esclarece sobre os pontos (como ficam, quais pontos são decorativos, etc.), no site da janome diz que tem um corte de linha auxiliar mas ainda não encontrei, vc. sabe dizer se tem mesmo?
    obrigada.
    Bjs. Dani.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Dani!

    Primeiramente, seja bem-vinda ao meu cantinho =^.^=

    Vamos lá:

    1. A Janome 2030DC é bivolt.

    2. Eu fiz um post sobre os pontos desta máquina de costura. Você pode ver aqui: http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

    3. Aqui tem uma foto com o cortador de linha destacado: http://imageshack.us/photo/my-images/525/janome2030dc.jpg/


    Espero ter ajudado.

    fica na paz,
    Lu

    ResponderExcluir
  14. muito obrigada, ajudou muito.
    um excelente finds.
    Bjs.
    Dani.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Lu!!

    Sou iniciante na costura, mas estou muito empolgada para começar a fazer coisinhas para casa, alguns consertos de roupas, etc. Estou querendo comprar uma Janone 2008, pois não quero gastar muito, o que voce acha? Vou fazer uma boa compra, ou voce sugere uma outra opção?

    Desde já agradeço a sua atenção.

    Bjoss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida!

      Seja muito bem vinda ao meu cantinho =^.^=

      Pelo que tenho lido a respeito, a Janome 2008 é bastante elogiada, por ser robusta e fácil de manusear. Mas possui poucas opções de pontos.

      http://www.flickr.com/groups/superziper/discuss/72157623730500447/

      A medida que você começa a costurar e desenvolver projetos, pode sentir falta de uma máquina mais "completa", com maior número de pontos decorativos para embelezar seus trabalhos, maior variedade de acessórios compatíveis (calcadores, mesa extensora, etc.). Mas também pode se contentar com uma máquina bem simples, sem muitos aparatos e que atenda suas necessidades.

      Para chegar a uma decisão, defina 03 fatores:

      01. Quanto pode/pretende gastar.

      02. Quais recursos você PRECISA e quais você GOSTARIA de ter, a médio e longo prazos.
      Para ter uma noção, enumere o que você quer fazer. Exemplo: para costurar roupas, é muito útil ter pontos de acabamento, como o overloque; para costuras caseiras, é sempre bom ter pontos decorativos bonitinhos para dar um toque a mais nas peças; para costurar barras de calças, é INDISPENSÁVEL que a máquina de costura tenha o braço livre; para tecidos mais grossos, como jeans, é preciso que a máquina seja resistente, com boa estrutura.

      03. Assistência técnica especializada e variedade e facilidade de encontrar acessórios para sua máquina.

      Definindo esses 03 pontos principais, fica mais fácil pesquisar máquinas dentro do seu orçamento e que atendam suas necessidades.

      Além da Janome 2008, talvez seja bom dar uma olhada na Elgin Genius JX-4000:
      https://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Produto/Detalhe/ProdutoDetalhe.aspx?idprod=120&sm=p80&maincat=35

      A linha de máquinas Facilita da Singer também pode ser uma boa opção:

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas

      Mas ATENÇÃO, todos os modelos citados são simples, básicos. Atendem consertos de roupas, pequenos projetos. Mas você ficará eventualmente frustrada, se pretender desenvolver trabalhos mais elaborados, como apliques em patchwork.

      Daí a importância de definir, a priori, não apenas suas necessidades, mas também suas pretensões. Isso evita que invista muito em uma máquina de costura mais cara, sem aproveitar seus recursos; mas também previne que economize com uma máquina mais barata, mas que faça você se sentir frustrada por não atender suas demandas, o que poderá te levar a ter que adquirir outra máquina de costura.

      Máquinas antigas também podem ser ótimas opções. Tem poucas opções de pontos, mas se estiverem bem conservadas, são pau pra toda obra :)

      Caso deseje ter uma noção maior sobre tipos de pontos, leia esse post aqui:
      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html


      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  16. Lu,Boa noite!!

    Você ajudou demais. Muito obrigada pela atenção e a rapidez que respondeu as minhas perguntas.
    Tenha uma semana iluminada.

    Beijos.

    Marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho!

      Fico super feliz em poder ajudar, Márcia!

      Excluir
  17. Claytom Maringá-Pr
    NOSSA eu li toda esta pagina incluindo os comentários, abri todos os links e fiquei surpreso por tanta claridade nas informações.
    Sou tecelão manuseio máquinas como essas http://www.mueller-frick.com/en/products-applications/machines-and-software/narrow-fabric-weaving-systems/varitex-v5j/ que fazem elásticos, fitas e cintos personalizados com seu jackquard. Vou cursar matemática na UEM e por isso preciso aumentar minha renda, pois não mais poderei fazer horas extras.
    O meu problema é que eu não entendo nada e nunca costurei, más na minha cidade tem como eu pegar peças de fábricas para costurar em casa e fazer consertos roupas. Moro em apartamento e por isso só posso ter uma máquina que não incomode os vizinhos. Também tenho todas as dúvidas de como conseguir clientes entendendo nada do assunto.
    Vai ser difícil tirar todas as minhas dúvidas, más desde já agradeço. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Claytom!

      Seja muito bem-vindo ao meu cantinho!

      Então, a escolha de uma máquina de costura vai depender das suas necessidades e projetos, a curto, médio e longo prazo.

      Mesmo sem saber costurar, recomendo que não adquira uma máquina de costura básica demais, pois assim que "pegar gosto", vai sentir a necessidade de adquirir um modelo mais completo.

      Para costurar roupas e fazer consertos, sua máquina DEVE ter pontos de acabamento, como o overloque. Esse post pode te ajudar a entender um pouco sobre pontos:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Para fazer uma boa escolha, é necessário, primeiramente, definir quanto você pode/pretende gastar. Isso é fundamental, porque define seu perímetro de busca.

      É lógico que máquinas mais caras possuem mais recursos. Mas dá para encontrar modelos mais em conta com funcionalidades que atendam suas necessidades.

      A fórmula é sempre essa: orçamento disponível + recursos desejados = máquina de costura com o melhor custo benefício pra você.

      Os outros fatores importantes são:

      - acessórios (verifique se são fáceis de encontrar. Você estuda e trabalha, não vai ter tempo de rodar a cidade atrás de uma agulha ou calcador, por exemplo)

      - assistência técnica especializada (é importante checar a proximidade ou facilidade de acesso, o atendimento e a rapidez e qualidade na prestação de serviços)

      - robustez e estabilidade (é difícil costurar tecidos pesados em máquinas com estrutura frágil)

      - braço livre (super útil para costurar barras)

      - mesa extensora (se for costurar peças maiores, modelos que vêm com a mesa inclusa ou como acessório para ser adquirido à parte, proporcionam maior estabilidade e conforto durante a costura)

      Quanto ao barulho, máquinas eletrônicas são mais silenciosas que as mecânicas. Eu também moro em apartamento, e já tive uma máquina mecânica (a Singer Tradition). A Curvy (que é eletrônica) é bem mais "macia" e silenciosa.

      A Singer Brilliance 6180 tem ótimas referências, bons acessórios inclusos, variedade de pontos e mesa extensora:

      http://patchpoa.com.br/?p=435

      Pesquisando, você consegue encontrar esse modelo na faixa dos R$ 700,00. O que representa um bom custo x benefício se considerar a quantidade de recursos.

      Uso a Brilliance 6180 como referência, por ser um modelo com muitos recursos e que pode (se você tiver paciência e pesquisar um pouco) ser encontrada por um valor mais em conta se comparado com outras máquinas de costura com recursos semelhantes.

      Se for possível e você tiver disponibilidade, recomendo que visite uma loja especializada em máquinas de costura. Leve retalhos dos tecidos com os quais pretende trabalhar, experimente as máquinas, sinta a estabilidade, analise a qualidade dos pontos, ouça se são silenciosas ou parecem bate-estacas.

      Para te ajudar a iniciar essa prazerosa aventura no mundo da costura, a internet pode ser uma ótima aliada.

      Seguem alguns links de sites que são super, ultra, mega úteis, tanto para iniciantes quanto para veteranos no universo costurístico:

      http://www.superziper.com/

      http://www.bananacraft.com/blog/

      http://artesanatossempre.blogspot.com.br/

      http://www.cortandoecosturando.com/

      http://www.viladoartesao.com.br/blog/

      http://comofaz.net/

      http://www.lugastal.com.br/

      No blog da Singer, também é possível encontrar muitas dicas e PAP (passo a passo) legais:

      http://minhasinger.com.br/


      Desculpe a monografia, rsrsrs. Mas espero que ajude a esclarecer suas dúvidas.

      Precisando,é só perguntar. Fico feliz em poder ajudar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  18. Não precisava se desculpar pois vc disse tudo o que eu precisava saber. Mas vai ser difícil testar a s máquinas quando não se sabe nem a onde liga kkkk.
    Quando eu comprar eu vou tirar uma foto e postar no meu blog em agradecimento a vc Lu (http://mazagaza.wordpress.com)
    Com a senha Clayton é possível ver algumas fotos das máquinas com qual eu trabalho que tirei escondido das câmeras shuashua já que quase todos pensam que é a marca quem produz as peças das roupas que compram quando quem realmente faz sou eu kkkkk (Alto giro, Reco, Poko loko, Aline lingerie, Osmoze e muito mais importamos para o brasil todo kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayton!

      É por isso que você deve manusear as máquinas. Para se familiarizar, testar o pedal. Se achar que vai ficar muito perdido, leia manuais nos sites das marcas mais adquiridas no Brasil: Singer, Janome e Brother. Veja as funcionalidades, os pontos, a explicação sobre a utilidade de cada ponto, de cada acessório.
      Tem modelos que dispensam o uso do pedal (o que, pra mim, é ótimo).

      Tenha em mãos, também, um bom estoque de agulhas.Use sempre a numeração apropriada para cada tipo de tecido, para não estragar o tecido e nem forçar a máquina de costura.

      Aqui, você pode ter uma boa noção sobre tipos de agulhas:
      http://comofaz.net/2010/07/tudo-sobre-agulhas-de-costura/


      Qualquer dúvida, é só perguntar.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Clayton, Maringá.
      Boa tarde Lu Acabei de ir às lojas de máquinas de costura e me deparei com estes preços:
      Ponto das Máquinas Brillhance 6160 1.000,00 Singer Stylist 1.200,00
      Exclusimaq singer Stylist 1.280,00
      Shoppimg das máquinas brilhance 6180 1.150,00
      Central Máquinas singer Stylist 1.200,00 singer brilhance 6180 1.100

      Você pagaria R$200,00 a mais pela Stylist - Singer 7258 que tem mais funções a troco da mesa extensora?

      Excluir
    3. Oi, Clayton!

      A Singer Stylist possui bem mais recursos que as Brilliance 6160 e 6180.
      O modelo adquirido nos EUA possui mesa extensora, mas não sei se a Singer vai disponibilizar aqui no Brasil.
      Talvez seja bom ligar para a Singer e perguntar. Geralmente, o atendimento telefônico deles é muito bom, os atendentes são bem atenciosos. Demora um pouco, mas eles também respondem os e-mails.

      Não é bom adquirir uma máquina de costura nas lojas, pois o preço não compensa (é muito caro, se comparado com as lojas virtuais). A própria Stylist, que você encontrou por R$ 1.200,00, custa R$ 943,10, à vista, na loja A Preferida:

      http://www.apreferida.com/detalhes/singer-stylist-7258-maquina-de-costura-eletronica

      Fique atento à voltagem, pois as máquinas Singer NÂO são bivolt.

      A Brilliance 6180, se você pesquisar e tiver paciência, pode ser encontrada na faixa de R$ 799,00 ou até menos.

      Particularmente, sou apaixonada pela Singer Stylist 7258 desde muito antes deste modelo chegar ao Brasil.

      Ela tem mais pontos e permite costurar sem pedal. Quanto à mesa extensora, se a Singer não disponibilizar aqui no Brasil, você precisa avaliar se vai fazer falta futuramente. A mesa extensora é super útil quando costuramos projetos maiores.

      Aí, o que vai ajudar a determinar são as suas necessidades e projetos a médio e longo prazo.

      Recomendo que teste as máquinas nas lojas físicas, mas adquira em uma loja confiável pela internet (ou tente negociar um valor mais baixo com os vendedores das lojas especializadas).


      Qualquer dúvida, é só perguntar :)


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  19. Clayton
    Boa noite Lu, eu comprei a máquina Stylist da Singer, Obrigado por me ajudar na escolha a foto dela eu postei no meu blog http://mazagaza.wordpress.com/
    As minhas primeiras impressões são: ela é muito fácil de mexer, não vem com mesa extensora e tem muitas funções que somente estão repetidas ivertidamente no painel, não sei a finalidade disso mas eu gostei pois eu vou aprender uma nova profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayton!

      Como tem sido sua experiência com a Stylist?
      Está satisfeito?

      Os pontos invertidos são muito úteis, na verdade. Existem modelos que vêm com a função de espelhamento dos pontos. Essa funcionalidade é extremamente útil, principalmente para fazer bainhas, barras e artesanato, porque nem sempre dá para você inverter a posição do tecido, então é muito mais fácil inverter o ponto :)

      Espero que esteja feliz com sua escolha!


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  20. OI LU!DESDE PEQUENA QUE ADORO UMA MAQUINA DE COSTURA.GANHEI UMA DA SINGER SIMPLES DA MINHA IRMA E HERDEI DA MINHA MAE UMA BEM ANTIGA AQUELA PRETINHA COSTURA BEM BÁSICA.SEGUI A CARREIRA DE PROFESSORA MAS ANDO MUITO INSATISFEITA E ATÉ INFELIZ MESMO COM O QUE FAÇO QUE JÁ TEM QUASE 20 ANOS.MEU GRANDE SONHO SEMPRE FOI TRABALHAR COM ARTESANATO E HÁ ALGUNS DIAS ME APAIXONEI MESMO PELO PATCH WORK E QUILTING E PRETENDO MERGULHAR DE CABEÇA NESSE SONHO.ASSISTI A VARIOS VIDEOS E ESTOU CADA VEZ MAIS ENCANTADA.LI TODOS OS SEUS COMENTARIOS SOBRE MAQUINA DE COSTURA E CHEGUEI A CONCLUSAO QUE A MELHOR NA SUA OPINIAO, ME PERDOE SE ENGANO É A DA JANOME.ACHEI NO SITE PEVMAQ UMA MAQUINA JANOME MODELOMC7700QCP, QUE ESTÁ EM PROMOÇAO POR 4.585,00.QUERO SABER DE VC SE ESSA MAQUINA ATENDERÁ AS MINHAS EXPECTATIVAS, SE ESTOU NO CAMINHO CERTO.PRECISO DE SUA AJUDA POIS SOU INEXPERIENTE NESSE NEGOCIO.bjs IVONE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivone!

      Seja muito bem vinda ao meu cantinho :)

      Em minha opinião, esse modelo da Janome é muito caro para as funcionalidades que oferece.

      Dê uma olhada nesses modelos da Singer:

      1) Superb 2010

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/superb-2010

      2) Confidence Quilter

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/confidence-quilter-7469q

      3) Brilliance 6180

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/brilliance-6180

      4) Quantum Stylist 9960

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/quantum-stylist-9960

      5) Quantum L-500

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/quantum-l-500

      Tem esse modelo da Brother que costura e borda, e tem desenhos Disney exclusivos:

      http://www.brother.com.br/site/produto/nv-950d/149/

      Da Janome, dê uma pesquisada na 4120QDC:

      http://www.janome.com.br/produtos_detalhes.asp?sukey=40716200419U3QNIJS&mukey=39563103706T5OZPNC


      Sugiro que dê uma olhada em cada modelo, leia os manuais, veja os pontos e as funcionalidades.

      Defina 03 fatores:

      1) Quanto pode/pretende gastar

      2) Quais os recursos/funcionalidades que você precisa ou pretende usar a médio e longo prazos

      3) Facilidade de encontrar assistência técnica especializada e acessórios


      Observando cada modelo, você vai ver que não é preciso gastar muito para ter uma ótima máquina de costura, que vai te acompanhar por muitos anos e suprir suas necessidades.

      Pesquise os preços na internet, porque geralmente nas lojas virtuais os valores são bem mais em conta. No bazar Tal e Koisa, você encontra ótimas promoções das máquinas Brother e eles oferecem curso de manuseio (presencial ou pelo skype ou msn). Na loja apreferida, há boas promoções da Singer e Janome. Sites de busca também são boas referências.

      Eu por exemplo, adquiri minha Janome pesquisando no google. O lugar mais em conta era o Extra.com.


      Qualquer dúvida, é só perguntar :)


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  21. ME ESQUECI DE DEIXAR MEU E-MAIL PRA POSSIVEL CONTATO
    yvibbss@bol.com.br
    ME RESPONDA POR FAVOR OBRIGADA.BJUS

    ResponderExcluir
  22. Olá Lu
    Bem, pedi socorro a você, em um local do seu blog e...esqueci onde foi!! :( Então, por favor, aqui está meu pedido de ajuda e de sua inestimável orientação. Li seu blog, fui anotando os pontos principais e... o dilema continua. Que máquina reúne tudo o que preciso? Eletronica, braço livre, costura sem pedal, mesa extensora, enfia linha sozinha, corta linha sozinha, tem luz, a bobina é na horizontal, tem pontos de qualidade , costura tecidos finos, algodão e jeans, etc...etc... Fico no aguardo para pedir ao Papai-Noel...rs.. um grande abraço
    Maria Elisa Amaral (Santana de Parnaíba)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida

      Suas dúvidas foram respondidas neste post:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-primeiras-impressoes.html

      Excluir
  23. boa tarde parabens pelo teu trabalho gostaria de tirar uma duvida quero iniciar no trabalho de costura comecar por bonecas de pano e e trabalho de capone vc poderi me indicar alguma maquinas para estes trabalho obrigada milene mail milene_cristiano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Milene!

      Para fazer bonecas, a máquina precisa dos pontos básicos:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      O que seria um trabalho de capone? Pesquisei na net e não encontrei posts sobre isso :(

      Bem, há inúmeros modelos de máquinas de costura no mercado que podem atender suas necessidades. Para poder ajudá-la de uma maneira mais específica preciso que especifique dois fatores importantíssimos:

      1. Seu limite de orçamento

      2. Suas necessidades, não apenas a curto prazo, mas principalmente a médio e longo prazos.

      Conhecendo estas informações, poderei te orientar da melhor maneira possível.


      No aguardo de sua resposta...


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  24. bom dia mes desculpe marque o nome do trabalho errado e capitone realizado pela valeria soares, meu orçamento e curtissimo estava pensando em comprar ate mesmo uma maquina usado pois nunca operei uma maquina e estava pensando em usar a maquina para aumentar minha renda ate gostaria de dicas suas para saber o que esta em alta neste momento no mercado do artesanado, tenho muitas ideias como as boneca de pano bijuterias de missanga, arquinhos com flores, cortinas de ponto capitone agurdo sua ajudo obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Milene!

      Se seu orçamento está apertado, a Elgin Genius JX-4000 pode ser uma boa opção:

      https://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Produto/Detalhe/ProdutoDetalhe.aspx?cm=&idprod=120&sm=p80&maincat=35

      Máquinas antigas também podem ser uma boa opção. Mas fique atenta: opte por modelos bem conservados e verifique se a loja é especializada e oferece manutenção.

      Alguns dos sites listados aqui no lado esquerdo do blog podem ser úteis para te orientar com as tendências no mundo do artesanato.

      Uma boa maneira de manter-se atualizada é acessar sites de venda de produtos de artesanato, como o Tanlup, o Airu e o Elo7. Esses sites são ótimas referências.

      Pelo que tenho visto por aí, as tendências em alta são caveirinhas, animal print, renda, nude colors, bonecas blythes. Inspirada nas tendências, você pode criar seus produtos, como clutchs, colares de renda, tiaras com detalhes.

      Quanto às tendências de decoração, sugiro que visite sites como o Portal de Decoração e o Casa de Filó, pois são ótimas referências.

      http://www.portaldecoracao.com.br/decoracao/Portugues/#&panel1-2

      http://casadefilo.com/

      Se tiver oportunidade, teste as máquinas de costura antes de fazer uma escolha definitiva. Como você já tem uma idéia dos materias, veja se a máquina costura sem dificuldades os tecidos que você pretende utilizar.

      Algumas dicas: cada tipo de tecido (fino, médio, grosso) requer um número de agulha diferente, para não estragar o tecido e nem forçar a máquina. Para tecidos grossos ou para costurar várias camadas, escolha calcadores compatíveis. Se os fios embolarem ou ficarem soltos, regule a tensão da linha.

      Pequenos cuidados com a manutenção evitam grandes problemas e aumentam a durabilidade da sua máquina de costura.


      Qualquer dúvida, é só perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Esqueci de mencionar que a Janome 2008 também é uma ótima opção, super resistente (costura até 8 camadas de jeans) e pode se enquadrar em seu orçamento:

      http://www.janome.com.br/produtos_detalhes.asp?sukey=39723141237WU74DWM&mukey=39563103706T5OZPNC

      http://www.flickr.com/photos/artesanartes/6074758328/in/contacts/

      Excluir
  25. Amada Lu! Foi uma benção encontrar seu cantinho. Obrigada por compartilhar suas experiências e esclarecer dúvidas. Eu tenho uma Singer Facilita 18 pontos e simplesmente AMO! Mas estou trabalhando com patchwork e já sinto a necessidade de adquirir uma máquina mais completa. Quer dizer...senti essa necessidade e adquiri uma Brilliance 6160...Na verdade sai de casa pra comprar a Janome 2030...porém não encontrei...fiquei encantada pelo preço da Brilliance e li no manual que ela tinha praticamente os mesmos recursos que a Janome 2030...mas com 3 dias de uso ela simplesmente quebrou ao fazer o ponto caseado...antes de usá-la, enviei email pra singer e tirei minhas dúvidas para não ter problemas...mesmo assim...frustei!!! eu detestei essa máquina, lenta, parece que vai partir ao meio quando costurava o tecido +manta... Pior é que agora deu um nó na cabeça viu, são tantos modelos....fique com um pé atrás com as máquinas eletrônicas singer. Eu preciso de uma máquina que aguente o back de trabalhar o dia todo, fazer aplicações, quilt e ter pontos fofis para decorar...me ajuda querida? Já procurei na net sobre esse assunto e aqui no seu blog me senti à vontade para chegar a uma conclusão. Meu email giarteirinha@yahoo.com.br. Fique na paz! Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi!

      Seja super bem vinda ao meu cantinho :)

      Perdoe-me pela demora em responder sua mensagem. É que esse mês, tudo está bem corrido, realmente não tive tempo de responder antes :(

      Bem, vejo que sua Singer Brilliance veio "premiada" de fábrica. Infelizmente, acontece. Eu mesma tive problemas com a Brother CS6000i, mas há muitas pessoas que adoram essa máquina. Baseada em minha própria experiência, acredito que é falta de sorte mesmo.

      Máquinas domésticas normalmente não aguentam o tranco de costurar o dia inteiro, porque não são desenvolvidas para longas jornadas de trabalho. Isso é atribuição das máquinas de costura industriais e semi-industriais.

      Uma das máquinas mais resistentes que conheço é a Janome 2008, mas tem poucos pontos e não tem o ponto caseado (embora existam crafters que conseguem fazer aplicações e patchwork com ela).

      Infelizmente, modelos mais resistentes não possuem muitos pontos. Como exemplo deste fato, cito a Singer Facilita, a Janome 2008, as máquinas industriais e semi industriais e as máquinas de costura antigas ou usadas.

      Não tenho nada a reclamar da Janome 2030DC, mas não a utilizo por horas a fio, nem todos os dias, então não dá para avaliar com esta máquina reagiria a uma jornada pesada.

      Considerando que sua Facilita tem 18 pontos, presumo que nenhum desses modelos mais robustos irá realmente satisfazer suas necessidades, porque você deve estar procurando uma máquina com maior variedade de pontos.

      Você pode começar analisando alguns modelos com uma quantidade muito boa de recursos: a Singer Stylist 7258, Singer Confidence Quilter, Janome 3160QDC. Essas máquinas são exemplos de modelos voltados para quilt e patchwork.

      Se você puder, visite algumas lojas especializadas em máquinas de costura e teste alguns modelos. Veja a qualidade dos pontos, a quantidade de recursos e acessórios (inclusos e opcionais).

      Um bom lugar para conseguir orientação são os grupos do flickr. Lá, muitas crafters e artesãs expõem suas dúvidas, opiniões, contam sobre os prós e contras de suas máquinas de costura.


      Qualquer dúvida, é só perguntar :)

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Lú amada! Obrigada pelas dicas preciosas...eu vou fazer isso sim...visitar lojas especializadas e testar modelos...acho que é a melhor opção para se conhecer o desempenho das máquinas. Assim que decidir, volto e te conto tudo!
      Tenha um Natal repleto de amor e paz do Senhor!
      *..*beijinhos*..*

      Excluir
    3. Oi, Gi!

      Feliz 2013, querida!

      Espero que tenha encontrado uma máquina de costura que atenda plenamente suas necessidades.


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  26. Olá Lu,
    Bem queria muito que vc me ajuda-se ... estou fazendo um trabalho com patchwork e estou apaixonada!!! Bem só tem um pequeno problema estou tendo muito trabalho para pouca mão se é que vc me entendi, rsrs. Então pensei em compra uma maquina para fazer o acabamento dos meus Mimos ... estou começando agora e já li muito mas fiquei na duvida na maquina que queria compra. Maquina de costura Stylist - Singer 7258. Será que ela serve para oq desejo??? Me ajuda ? Obrigada, Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2013, querida!

      Perdoe a demora em te responder. O fim de ano foi uma correria total.

      Vamos lá, primeiro você precisa definir seu orçamento e suas necessidades e pretensões.

      A Stylist é uma máquina cara, tem uma boa quantidade de pontos, mas o modelo disponibilizado aqui no Brasil não vem com mesa extensora. Se você costurar projetos maiores, vai sentir certa dificuldade.

      Para fazer o acabamento do patchwork, o ponto principal que sua máquina precisa ter é o ponto caseado (não o caseado para pregar botão), mas aquele que fica igual ao caseado à mão, usado em apliques no patchwork.

      Você pode entender mais sobre os pontos aqui:
      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Os modelos de máquina de costura mais baratos que possuem esse ponto são da Brother.

      É só dar uma lida nos manuais constantes no site. Normalmente, quando a Brother descreve a máquina como própria para quilt e patchwork, ela possui o ponto caseado:

      http://www.brother.com.br/site/produtos/eletrica/68/

      http://www.brother.com.br/site/produtos/computadorizada/69/

      Normalmente, quem faz patchwork, começa com trabalhos menores e vai se aprimorando, partindo para trabalhos maiores, por isso recomendo que pesquise modelos com mesa extensora, como a Singer Brilliance 6180, a Janome 2030DC e vários modelos da Brother que, por sinal, possuem um bom custo-benefício, mas são máquinas mais frágeis por não possuírem uma estrutura interna robusta.

      Meu conselho é que visite lojas especializadas, leve retalhos dos tecidos que costuma costurar e teste os modelos com os pontos, recursos e acessórios que satisfarão suas necessidades.

      Fique atenta também à assistência técnica especializada e facilidade de encontrar acessórios próximos a sua residência. Imagina ter que pagar frete até para comprar bobina?

      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, pode perguntar.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  27. Oi Lú! Poxa fiquei tão feliz de ter encontrado seu blog, tão esclarecedor, tão bacana que as pessoas compartilham ideias, experiencias e sugestões. Saiba que me ajudou muiiito, eu ia cometer um grave erro de comprar a Brother cs6000i, ia me deixar levar pela beleza dela, pela quantidade de pontos e preço que está ótimo na Amazon em comparação à aqui Brasil. Coisa de principiante levar em consideração esses detalhes, o preço nem tanto, é a realidade mesmo, rssss...
    Varei a madrugada procurando sugestões e entrei no seu blog e quase que não saí mais. Comprei uma Janome 3160 qdc de ontem pra hoje e graças a vc. Uma outra amiga tinha me dito o mesmo q li em seu blog mas senti ela muito apaixonada pela Janome e fiquei com medo de não ser tudo isso que falam. Obrigada por ser tão generosa e compartilhar tudo isso com a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2013, Joseane!

      Muito obrigada pelo carinho e perdoe a demora em responder. Correria de fim de ano :(

      Na verdade, a Brother CS6000i é uma boa máquina, muita gente adora. Mas não é robusta, por não possuir uma estrutura interna forte. Consequentemente, ela não aguenta trabalhos um pouco pesados, com muitas camadas de tecido ou tecidos grossos. Isso acaba restringindo as possibilidades de trabalho, o que é uma pena, pois o custo-benefício da Brother é um dos melhores, se você levar em conta a quantidade de pontos e os acessórios inclusos.

      Sei bem o que é ficar horas pesquisando, procurando modelos de máquinas de costura, lendo avaliações, blogs, sites, fóruns de discussão...

      Você está gostando da Janome 3160QDC? É uma ótima máquina, não é?

      Espero que esteja feliz com sua escolha e fico feliz por ter te ajudado.

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  28. Oi Lu,
    adorei o seu blog e posso dizer que me ajudou bastante, mas, confesso que ainda me resta mais uma dúvida;
    como gosto de fazer Patchwork e Quilt, não consigo optar por uma das duas:
    - Janome 2030DC ou a Singer Confidence Quilter 7469Q
    Qual dessas irá me atender melhor?
    Fico no aguardo,
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Any!

      Feliz 2013! Muita paz, saúde, felicidade e amor para você e toda sua família!

      Perdoe a demora em responder. Fim de ano de muita correria :(

      Um modelo próprio para quilt e patchwork deve possuir ponto caseado para aplicações e, de preferência, mesa extensora.

      A escolha deve ser pautada também no seu orçamento.

      A Confidence Quilter tem mais pontos e já vem com mesa extensora. Com a Janome 2030, a mesa extensora é opcional, você tem que adquirir separadamento.

      Recomendo que dê uma olhada na Janome 3160QDC. É robusta, possui uma boa quantidade de pontos e já vem com mesa extensora.

      Espero ter ajudado.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  29. Oi Lu,
    não resisti e acabei comprando a minha amiga Céci, optei pela Janome 3160QDC... foi amor a primeira vista!!!! (risos).
    Depois te conto quando ela chegar; já estou ansiosa, por sua chegada.
    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Any!

      Que bom que você já encontrou sua máquina de costura.

      Então, está gostando?


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  30. Oi Lu, gostei muito do seu blog,tem sugestoes bem legais. preciso comprar uma maquina mais definitiva e que tenha muitas possibilidades. Gosto muito da janome 4120 mas me preocupa a assistencia tecnica local. Gostaria que me desse a sua opiniao sobre a singe quantum L500 por se tratar de uma maquina cara tenho medo de errar.Obrigada pela atenção. Tenha um feliz 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Seja muito bem-vinda ao meu cantinho!

      Feliz 2013 para você também! Muito amor, paz, saúde e felicidade para ti e para toda a sua família!

      Mil perdões pela demora em te responder.

      A Singer Quantum L500 é realmente uma máquina bem cara. Você precisa ter muita certeza para adquiri-la.

      Nessa faixa de preço, aconselho que dê atenção à modelos que costuram e bordam, como a Brother NV-950D:

      http://www.brother.com.br/site/produto/nv-950d/149/

      Mas não é sensato gastar tanto com uma máquina de costura sem ter a oportunidade de testar os modelos previamente. Isso evita frustrações e decepções e, principalmente, gastos necessários.

      Primeiramente avalie suas reais necessidades e planos, a curto, médio e longo prazos.

      Uma máquina de costura definitiva não precisa necessariamente ser a mais cara. Veja as máquinas de nossas mães e avós, por exemplo. Aguentam qualquer tranco e são modelos relativamente simples (alguns só tem ponto reto).

      Então, defina primeiro suas reais necessidades e pretensões. Depois, considere a facilidade de encontrar peças e acessórios e a assistência técnica especializada. Máquinas mais caras requerem maior especialização e não são todos os técnicos que sabem lidar com modelos mais avançados, É preciso estar atenta e fazer uma boa pesquisa para evitar problemas futuros.

      Meu conselho é definir o que é importante para você primeiro: muitos pontos decorativos, bordado, patchwork, costuras rotineiras? Responder essas questões vai te ajudar a definir os modelos que atendem suas necessidades

      Use os comparativos disponibilizados nos sites dos fabricantes, leia os manuais, Pesquise reviews e opiniões de usuários. Fóruns do flickr são ótimos para se ter uma orientação.

      Qualquer dúvida, é só perguntar :)

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  31. Olá, tudo bem? Meu nome é José Petri e estou interessado em comprar uma maquina e acabei encontrando seu site nas minhas pesquisas por referencia rs, gostaria de saber se pode me ajudar? Estou interessado em comprar uma maquina resistente, pensei em comprar a Singer 4423 pois vi vídeos incríveis dela, mas vi muita reclamação no site Amazon, geralmente quase metade das pessoas não gostam do produto depois da compra, outro modelo que me chamou a atenção é a Janome 2008, o que procuro é uma maquina com interior de metal e que faça costuras pesadas (varias camadas de jeans) e que tenha uma variedade de pontos uteis (A singer tem muitos, mas não quero um produto frágil), quero começar a me aventurar na costura com o pé direito =] Obrigado pela ajuda e parabéns pelo site! Gostei bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José!

      Seja muito bem-vindo ao meu cantinho :)

      Bem, entre a Singer 4423 e a Janome 2008, aconselho que invista na Janome se procura robustez.

      É fato que modelos robustos não possuem grande variedade de pontos, infelizmente. Mas a 2008 é imbatível em termos de força, pois costura até 8 camadas de jeans.

      O segredo de uma máquina forte são as rotações por minuto (RPM) do motor. Quanto maior for o número de rotações, maior a potência do motor e maior o "tranco" que a máquina aguenta.

      A máquina de costura Alpha 100 da Fadimex também costura 8 camadas de jeans:

      http://www.youtube.com/watch?v=vTh_F6J33Yk

      http://www.flickr.com/photos/fadimex/sets/72157626811518586/

      http://patchfuxique.blogspot.com.br/2012/03/nosso-trabalho-de-cada-dia.html

      Talvez seja bom dar uma olhada. Alguns ateliês utilizam esta máquina. É bom entrar em contado com esses lugares e perguntar o que acham da máquina., já que os recursos e pontos são ótimos. O único problema, a meu ver, é o fato da marca ser nova. Então, não há muitas referências para se nortear.

      Espero ter ajudado.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Obrigado pela ajuda =] Em breve pretendo ser um dono de uma Janome 2008, só tenho de esperar ela voltar as lojas, aqui em Santos encontrei por R$ 540,00 à vista, mas na internet já vi por R$ 435,00 nos sites de pesquisa de preço como Buscapé (dia 17 de Dezembro), o problema é que esgotou, espero que volte e com o preço antigo rs. Com certeza compraria uma Fadimex, mas o valor é muito alto, vamos começar devagar né rs.

      Enquanto não chega vou procurar algum ateliês em Santos para procurar mais informação, mas muita gente já me disse para não comprar a Singer, que a qualidade da maquina caiu muito e não posso me basear em maquinas antigas para escolher as novas =/

      Obrigado pela ajuda =]


      Excluir
    3. Oi, José!

      Compartilho com você um vídeo muito bom sobre o manuseio da Janome 2008:

      https://www.youtube.com/watch?v=3FjT2zUN9uY

      Espero que te ajude :)

      Excluir
  32. Oi! tava pesquisando sobre máquina eletrônica no google e achei seu blog, amei e tô seguindo, suas dicas me ajudaram muito! bjs e me visita!
    www.cantinhodasli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha!

      Muito obrigada pelo carinho!

      Já estou te seguindo no blog (que é uma fofura por sinal) e no facebook.

      Seja sempre bem-vinda!

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  33. Olá, Lu.

    Sou iniciante na costura e tenho pretensões de fazer roupas pra mim e família, apenas. Estou em dúvida entre 3 modelos de máquina:

    - Janome 2008
    - Elgin genius JX-4000
    - Elgin decora

    Vi que a Janome costura jeans... as outras será que costuram? Já as 2 da elgin tem ponto overlock, sendo 2 tipos na genius e 1 na decora... Os 3 modelos estão na mesma faixa de preço e as 2 marcas têm assistência técnica na minha cidade.

    Tô muito indecisa e com dúvidas em qual modelo deveria optar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Daniele!

      Seja super bem-vinda ao meu cantinho!

      A Elgin Genius JX-4000 é uma excelente máquina de costura, todos as avaliações de usuários desta máquina são favoráveis. E tem um ótimo custo benefício pela sua faixa de preço, seu valor muitas vezes não chega aos R$ 400,00 (é só ter paciência para encontrar uma boa promoção).

      Mas é uma máquina para costuras domésticas básicas. Muitas artesãs a utilizam para fazer artesanato também. Mas é bom lembrar que não possui estrutura interna de metal, o que não a torna tão resistente quanto a Janome 2008. Com a Elgin você pode fazer reparos, costurar barras de calça, mas ela não vai costurar jeans com tanta robustez, talvez no máximo 2 e, quem sabe, 3 camadas de jeans. Mas ela possui ponto overloque reto e inclinado, então você pode utilizar o overloque para fazer o acabamento na barra daquela calça jeans e só dobrar e costurar depois, pois o overloque evitará que o jeans desfie.

      Entre a Elgin Decora e a Elgin Genius, eu escolheria a Genius JX-4000, por possuir mais recursos e pontos.

      Entre a Elgin Genius e a Janome 2008, sua escolha deve se pautar no que você realmente necessita e vai utilizar em sua máquina de costura: a maior quantidade de pontos ou a robustez.

      A Janome aguenta tecidos mais pesados e costura até 8 camadas de jeans, por possuir um motor mais potente e estrutura interna de metal.

      Se a sua pretensão é apenas costurar roupas, talvez a Genius atenda sua necessidade, pois possui pontos de acabamento e próprios para costuras domésticas.

      Meu conselho é que procure uma loja especializada que te dê a oportunidade de testar os modelos. Leve os retalhos de tecido que pretende costurar, veja a qualidade dos pontos, perceba como a máquina se comporta ao costurar os tecidos. Pontos muito soltos ou muito apertados podem ser apenas uma questão de regulagem, ou podem ser sinal de que a máquina não é a mais adequada para determinado tipo de costura e vai acabar desregulando com frequencia se você "forçar" um pouco mais.

      Digo, por experiência própria, que é muito mais difícil pautar sua decisão apenas em avaliações e opiniões de terceiros. É bom ter esse contato com a máquina de costura antes de escolher definitivamente qual modelo levar pra casa.

      Você já deu uma olhada na linha Singer Facilita? Os modelos desta linha são bem robustos e alguns possuem pontos interessantes. Dê uma passada no site da Singer e compare os modelos Facilita disponíveis. Ao que parece, as Facilita são os modelos de máquina doméstica mais resistentes fabricados pela Singer.

      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta!! Estou tendendo mais à Janome, por ser mais resistente e por eu não precisar de muitos pontos, pois não pretendo fazer bordados... Só mais uma coisa: você acha que o ponto overlock vai fazer muita falta para mim, que pretendo costurar apenas roupas? Porque não quero comprar uma máquina overlock, já que a costura seria realmente doméstica e tal, roupas para mim mesma e familiares... Será que consigo dar acabamento na Janome 2008? Obrigada pela dedicação!

      Excluir
    3. Oi, Daniele!

      É possível fazer acabamento com Janome 2008, sim. Minha sugestão é que você una o tecido com ponto reto e depois costure com o ponto ziguezague (avesso do tecido para fora). Isso dá um ótimo acabamento.

      Segue um vídeo completo de manuseio da Janome 2008:

      https://www.youtube.com/watch?v=3FjT2zUN9uY

      Espero que te ajude!

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  34. Foi bastante esclarecedor o seu POST. Obrigada. Minha maior dúvida é com relação ao manuseio. Nunca costurei, estou pensando em comprar a JANOME 2030DC. Mas fico pensando se vou conseguir manuseá-la. Quero fazer patchwork.Será que para me aventurar não seria melhor uma mais simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!

      Seja super bem-vinda!

      Perdoe a demora em conseguir te responder :(

      Não há segredos no manuseio da Janome 2030. É uma máquina super fácil de manusear.

      Os vídeos do canal da Janome Brasil podem te ajudar bastante:

      https://www.youtube.com/user/JANOMEBRA

      Esse vídeo de manuseio da Janome 2008 feito pelo Davi Doria Gonçalves Junior é super útil, porque embora seja sobre outro modelo de máquina de costura, é muito completo:

      https://www.youtube.com/watch?v=fiPahz06yG0

      Se estiver na dúvida, visite uma loja especializada e teste as máquinas. Leve retalhos dos tecidos que pretende utilizar e "sinta" cada máquina.

      Se você pretende fazer patchwork, NÂO recomendo que comece com uma máquina mais simples. Isso porque à medida que você começar a costurar e desenvolver projetos, se adquirir um modelo muito básico, vai se sentir frustrada porque a máquina de costura não vai acompanhar suas aspirações, não vai suprir suas necessidades.

      Existem alguns pontos essenciais para quem pretende fazer aplicações, quilt e patchwork, como o ponto caseado/caseadinho para aplicações.

      Neste post, escrevi um pouco sobre os pontos de máquina de costura: http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Espero ter te ajudado.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  35. Bom dia Lu! Pedi sua orientação, mas não me lembro mais em qual lugar do blog. Já procurei, mas não encontrei. Então, gostaria de uma máquina para fazer barras em calças, pregar zíper, fazer umas roupas... Não queria muito básica, mas gostaria que aguentasse o tranco e que tivesse alguns pontos decorativos. As máquinas ultimamente são muito frágeis (muito plástico), né? A Facilita Pro 4423 da Singer havia me chamado a atenção, você conhece esta máquina? Ah! Encontrei em uma loja uma máquina bem antiga da Elgin (Elgin Genius) e ela é toda de ferro, é bem pesada. Está bem conservada. Poderia me dizer se seria uma boa compra? O valor dela é R$580,00, está caro? O dono disse que nunca foi usada e que está emperrada por falta de uso. Comparando-a com outras usadas que vi lá, realmente parece que nunca foi usada. Lu, me dê uma direção. Aguardo retorno. Obrigada pela atençao.
    Rosieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosieri!

      Seja super bem-vinda!!!

      A Elgin Genius antiga que você mencionou é essa aqui?

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458237806-elgin-genius-otima-motor-e-pedal-19500-frete-gratis-_JM

      Se for, ela está bem cara por R$ 580,00.

      Se você quer uma máquina resistente, considere a Janome 2008. Esse vídeo do Davi Doria Gonçalves Junior é perfeito para você ver o funcionamento desta máquina que costura até 8 camadas de jeans:

      https://www.youtube.com/watch?v=fiPahz06yG0

      A Facilita Pro 4423 também parece uma boa máquina, bem resistente. Mas não sei se é mais robusta que a Janome 2008. A Janome eu compraria sem medo.

      Tanto a Facilita quanto a Janome 2008, são modelos que não possuem muitos pontos decorativos, mas é possível costurar bastante usando improvisação e criatividade. O ponto de acabamento, por exemplo, você pode fazer utilizando ponto reto e zigue zague:

      https://www.youtube.com/watch?v=bmp8vdqyxl4

      Você também pode fazer aplicações com a Janome 2008, embora a máquina não possua o ponto caseadinho:

      http://www.youtube.com/watch?v=8rrppEd2U6A

      Infelizmente, as máquinas de hoje em dia são quase todas de plástico ou de "fibra" como as da Brother.

      Se tiver assistência técnica da Janome na sua cidade e houver certa facilidade de adquirir acessórios e calcadores, recomendo que considere a Janome 2008.

      Uma boa costura também está ligada à tensão correta da linha e ao uso adequado de linha, agulhas e calcadores. Isso aumenta a durabilidade da sua máquina de costura.

      Cada máquina requer um tipo de manutenção diferente. Algumas necessitam ser lubrificadas com óleo de máquina, outras com vaselina.

      Para evitar frustrações, recomendo que não baseie sua decisão apenas em opiniões de terceiros. Se tiver oportunidade, teste as máquinas e sinta você mesma se os modelos pretendidos se adequam às suas necessidades. Sinta as máquinas de costura, verifique se são "macias, estáveis e robustas. Leve retalhos de tecido em uma loja especializada e experimente mesmo.

      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Obrigada, Lu, pelo retorno e parabéns pelo blog. A máquina é essa sim do link. Eu também achei cara, viu? Não pensei que comprar uma máquina de costura fosse tão trabalhoso. Menina, o que já li e pesquisei sobre o assunto... Sabe, isso acaba é confundindo mais a cabeça da gente. rsrs Me falaram que as engrenagens dessas máquinas novas são de plástico, por isso fui procurar por uma mais antiga. Fico com medo de comprar um modelo novo e não durar nada, em contrapartida se compro um modelo antigo posso não achar peças para reposição. Difícil, né? Minha mãe tem uma Vigorelli Robot há quase 40 anos e a máquina tá muito boa, funcionando bem e super conservada. Vou ver o que faço. Um beijo carinhoso e mais uma vez obrigada pelo atenção.

      Excluir
    3. Oi, querida Rosieri!

      De fato é preciso ficar atenta à robustez da máquina de costura. Infelizmente a maioria dos modelos atuais são bem mais frágeis que as máquinas da época das nossas mães e avós.
      Se você quiser investir em uma máquina antiga, aconselho que dê uma olhada nos modelos da Singer pois, por ser a marca mais popular aqui no Brasil, é mais fácil encontrar acessórios e peças de reposição.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
    4. Oi Lu! Olha eu de novo. Havia me decidido pela Janome 2008, mas não acho pra comprar em lugar nenhum. Parece que todo o mundo resolveu comprar a Janome 2008. Daí acabei comprando uma máquina usada da singer, mas não deu certo e devolvi. Lu, estou encantada pelo mundo do patch apique, então resolvi considerar a Janome 2030 DC porque ela tem o ponto caseado. E tem mais opções de pontos decorativos, né? Mas como quero uma máquina também para consertos, barra de calças, para fazer uma camisete etc, gostaria de saber se este modelo aguenta fazer barra em calças jeans, costurar tecidos mais grossos, como é sua desenvoltura com tecidos finos, leves. Por ser uma máquina eletrônica, a assistência técnica é mais cara, mas ela costuma dar defeito? Com que frequência você usa a sua Janome? Eu não tenho muito tempo, então provavelmente não a usarei todos os dias. Estou entre a Singer Facilita Pro 4423 e a Janome 2030 DC. Uma é mecânica, a outra eletrônica. A Facilita tem menor quantidade de pontos, mas dizem que é robusta (embora uma consumidora - vi no Buscapé - raclamou que ela pesa 6 kg em vez de 9 Kg, como diz a Singer, e que sai andando em velocidades maiores). Tem também a diferença de preço. Oh! O que fazer? Bjos e aguardo sua resposta.

      Excluir
    5. Oi, querida!

      Então, tenho minha Janome há pouco mais de um ano e nunca tive problemas, graças a Deus :)

      Ultimamente, eu tenho costurado quase todos os dias (capas para caderno, bolsas, barras de calças jeans e de lençóis). Enfim, coisas básicas para o dia a dia. Mas meu tempo é escasso, então não tenho o hábito de costurar com frequência.

      Se a Facilita 4423 possuir o ponto caseadinho para aplicações, talvez seja uma opção a considerar, devido à sua robustez e valor menor que o da Janome 2030DC.

      Você já pesquisou outros modelos da Singer? Tem a Brilliance 6180, a Stylist 7258, a Confidence Quilter 7469.

      Mas ATENÇÃO: para projetos maiores, você poderá eventualmente sentir falta de uma mesa extensora. Nenhum modelo Singer Facilita possui mesa extensora e nem a Singer Stylist.

      Para qualquer modelo que você escolher, lembre-se que alguns cuidados básicos podem prolongar a vida útil da sua máquina de costura, como por exemplo: limpeza e lubrificação adequada e periódica; combinação adequada de agulha+calcador+tecido compatível+tensão da linha correta.

      Espero ter ajudado :)

      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar!


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  36. Olá Lú , eu ganhei uma super luxo zig zag 1996, e gostaria de saber se posso fazer quilting /patchwork com ela e como fazer o meu E-mail é :eliienelevi@hotmail.com ,ficarei muito agradecida desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!

      Seja super bem-vinda! :)

      Eu particularmente não conheço a Super Luxo Zig Zag, mas se for possível utilizar os calcadores de quilt reto e quilt livre na sua máquina, é possível sim.

      Talvez esse vídeo da Silvana Vituriano possa te ajudar:

      https://www.youtube.com/watch?v=xYT08hIuP4U


      Qualquer dúvida, estou à disposição.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  37. Lú você realmente é uma mulher de Deus!!! Pois estou encantada com tamanha atenção que você tens dado a todas aqui. Agora chegou minha vez hehe, semanas pesquisando!! Comprar referente as prioridades? para que eu preciso?
    Posso gastar até R$3.000 Preciso de 1máquina(pode ser 2ou 3) (1 baratinha ou cara) (doméstica ou industrial)q tenha todos os acabamentos que uma roupa precise e se já tiver ponto parecido Overloque, é lucro!!!
    -fazer pequenos reparos e ajustes em roupas(principalmente JEANS),
    -estou fazendo um curso de alfaiataria blazer(preciso costura-los),
    -(por hobby)estou apaixonada por esta arte dos patchwork, crafts, quilt(iniciante)
    Pensei numa básica p/(patchwork,quilt....) e uma para jeans e alfaiataria
    P.S: As pretinhas da SINGER (nova)ou(as antigas),é só reta e nem prega zíper?
    SINGER QUANTUM STYLIST 9960(completa p patchwork e quilt),não costura JEANS diz o site, será que nem um pouquinho?? rsrs
    SINGER FACILITA PRO 4411 e depois de ver seus post JANOME 3160QDC ou 2030DC. Deus derrame chuva de bençãos em sua vida, que você seja uma mulher prospera em tudo que fizeres!! DEUS seja contigo!!!!
    Meu pouco conhecimento me fez escrever tanto desculpa viu LÚ, esperando só tua resposta p/ comprar a máquina huhuhu
    julianaqueirozamorim@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!

      Seja super bem-vinda ao meu cantinho!

      Muitíssimo obrigada por tanto carinho :)

      Em termos de resistência, a melhor opção é a Janome 2008. Você pode adquirir uma, que é razoavelmente barata, para costurar tecidos grossos e muitas camadas:

      Esse vídeo do Davi Doria Gonçalves Junior é perfeito para você ver o funcionamento desta máquina que costura até 8 camadas de jeans:

      https://www.youtube.com/watch?v=fiPahz06yG0

      As máquinas domésticas da Singer normalmente costuram 2 ou 3 camadas de jeans fino. Além disso, vai forçar a máquina.

      A linha Singer Facilita é, segundo a própria Singer, a linha mais resistente de máquinas domésticas. Entre uma Singer Facilita e a Janome 2008, eu escolheria a Janome 2008.

      A Singer pretinha tem fama de ser bem resistente também, mas por ser uma máquina muito antiga, você pode ter dificuldades com manutenção e acessórios.

      Na sua faixa de orçamento, recomendo que teste máquinas que tenham recursos mais avançados, como costura alfa-numérica ou bordado. Exemplos: Singer Superb 2010, Janome 4120QDC e Brother NV-950D

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/superb-2010

      http://www.janome.com.br/produtos_detalhes.asp?sukey=40716200419U3QNIJS&mukey=39563103706T5OZPNC

      http://www.brother.com.br/site/produto/nv-950d/149/

      Mas são máquinas caras, então recomendo que não baseie sua escolha apenas em avaliações e opiniões de terceiros, mesmo que sejam pessoas que possuam estes modelos. Isso porque a escolha de uma máquina de costura é algo pessoal. É necessário sentir a máquina, verificar sua estabilidade, robustez, "maciez", a qualidade dos pontos.

      Visite lojas especializadas, leve retalhos de tecido, teste cada modelo. E, acima de tudo, pesquise muito os preços, pois podem variar bastante de uma loja para outra.

      Verifique a facilidade de encontrar acessórios e assistência técnica especializada. Leia os manuais atentamente, veja os pontos que cada modelo disponibiliza, seus recursos e limitações. Com a combinação adequada de tensão da linha, agulha, linha e calcador adequado sua máquina terá uma excelente durabilidade. Esteja atenta também à manutenção adequada, pois cada marca e modelo possui uma maneira específica de ser lubrificada. Alguns modelos até dispensam lubrificação!

      Para costurar roupas, você precisa de pontos de acabamento. Se a máquina que você escolher não tiver ponto overloque, você pode fazer acabamento com ponto reto e zigue zague:

      https://www.youtube.com/watch?v=bmp8vdqyxl4

      Mas como se trata de alfaiataria e alta costura, sugiro que adquira modelos que possuam overloque ou pontos de acabamento bem bonitos, pois isso dá um "up" na costura. Fica lindo!

      Se tiver dúvida sobre pontos, leia meu outro post:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html


      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  38. Olá Lu! Parece que quanto mais a gente pesquisa e ouve opiniões mais fica na dúvida, né? Eu quero comprar uma máquina pra minha irmã que não sabe costurar. Eu tenho experiência com minha Singer pretinha antiga e Singer bobina mágica que já até saiu de linha. Estou em dúvida entre Janome 2008 (que pelo que vc comentou acima, me pareceu bem resistente e que pelo jeito costura bem o jeans, mas tenho dúvida se é fácil a assistência técnica e valores de peças avulsas), Brother BM 2800 (acho que é lançamento - não consegui opiniões sobre ela. Parece que essa marca não faz muito sucesso no Brasil, mas me pareceu resistente também) e Singer Facilita (tem vários modelos da Facilita e li que muitos já sairam de linha e que esses tipos de máquina domésticas são todas de plástico no seu interior, apesar da Singer mencionar em seu site que o interior é de metal). Bom... como minha irmã é iniciante e vai fazer apenas consertos, gostaria de uma máquina resistente, que encontrasse facilmente assistência (ela mora em São Bernardo)e se possível que tivesse passador automático de linha pra facilitar já que na nossa idade isso é bem interessante, rsrsrs... Quanto a quantidade de pontos, não sei se será importante, já que minha irmã vai começar do zero.Vc pode me ajudar, por qual delas decidir? Gostaria muito de ir numa loja especializada pessoalmente que tivesse as 3 marcas para poder comparar pessoalmente, como vc mesma sugere,mas não encontrei nenhuma aqui em São Paulo. Céus... qts dúvidas, né? eh,eh,eh...Agradeço se puder me dar uma luz. Bjs e fique com Deus! Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!

      Seja super bem-vinda ao meu cantinho :)

      A assistência técnica da Janome 2008 em São Bernardo do Campo fica na Casa da Costura, de acordo com o próprio site da Janome:

      http://www.janome.com.br/assistencia.asp?action=buscar&estado=SP&cidade=S%E3o%20Bernardo%20do%20Campo&tipo=r&distribuidor=3

      http://www.casadacostura10.com.br/

      A desvantagem da Janome 2008 é não possuir passador automático de linha, como você pode conferir na página 18 do manual disponibilizado no site:

      http://www.janome.com.br/uploads/geral/produtos_maquinas/manual_instrucao/manual_instrucoes_2008_portugues.pdf

      Esse modelo da Brother eu não conheço, mas tem bons recursos de acordo com o site do Bazar Tal & Koisas:

      http://www.tkoisas.com.br/bm2800-maquina-de-costura-brother/


      Um ótimo modelo, com boa quantidade de pontos, resistente e robusta (Velocidade de 1.100 pontos por minuto) é a Singer Facilita Pro 4423:

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/facilita-pro-4423

      Esse modelo possui todos os recursos que sua irmã necessita e é revestida de aço inox, além de estrutura interna em metal.

      Pelo que vi no site da Casa da Costura, eles possuem modelos de máquinas de costura de várias marcas, então talvez seja interessante dar uma passadinha lá, se for perto da casa da sua irmã.

      Para consertos, é bom ter pontos de acabamento (como o overloque). Se a máquina de costura não possuir este recurso, é possível fazer acabamentos com ponto reto e zigue-zague:

      https://www.youtube.com/watch?v=bmp8vdqyxl4

      Dê uma olhadinha nos principais pontos de máquina de costura neste post:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html


      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.


      Espero ter ajudado!


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  39. Oi Lu. Li todos os comentários do post mas ainda não consegui resolver qual modelo comprar. Será que você consegue me ajudar? Não sei absolutamente nada de costura, pretendo iniciar um curso básico, e gostaria de uma máquina para costuras básicas e também para trabalhos de patchwork. As únicas definições que consegui lendo todo esse post é que quero uma de braço livre, com colocador automático de linha, portátil e não pode ser da brother porque aqui em brasília não tem autorizada. Fico também receosa porque estou começando pelo caminho inverso: comprando uma máquina antes mesmo de aprender a costurar. Rsrs é porque surgiu a oportunidade de comprar uma máquina nos EUA e lá é bem mais barato. Espero que possa me ajudar. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tarcísia!

      Seja super bem-vinda ao meu cantinho!!!

      Perdoe-me a demora em conseguir te responder :(

      Bem, espero que ainda possa te ajudar.

      Não se preocupe. Eu também adquiri minha máquina de costura antes de aprender a costurar. E aprendo um pouco mais cada vez que costuro algum projeto.

      Nos EUA é mais barato, sim. Mas você deve ficar atenta a dois fatores:

      1. Geralmente as empresas não oferecem assistência técnica às máquinas de costura compradas no exterior. Isso porque, uma máquina de costura, importada pela empresa, passa por uma série de testes até ser certificada pelo Inmetro e poder ser vendida aqui no Brasil. Com máquinas adquiridas diretamente no exterior, as empresas tendem a não se responsabilizar.

      2. A Receita Federal pode tarifar sua máquina de costura e cobrar impostos. Esteja certa que o valor da máquina já com os impostos inclusos (se for o caso) realmente compensa.

      Para costuras rotineiras, é bom que sua máquina tenha pontos de acabamento ou overloque. Para patchwork, o ponto caseado/caseadinho para aplicações é super útil.

      Você pode ter uma noção maior sobre pontos lendo este post:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Se você tiver noções de inglês, aconselho que acesse o site da Amazon e faça uma pesquisa sobre máquinas de costura (sewing machines). Também há sites especialistas em "sewing machines reviews", ou seja, em avaliações sobre máquinas de costura. Através desses mecanismos, você pode ter uma boa noção sobre os modelos mais bem avaliados nos EUA.

      Comece pesquisando modelos da Singer e Janome que possuam os pontos e recursos que você precisa. Leia os reviews atentamente. Se seu orçamento permitir, pesquise as máquinas de costura da Bernina (as originais, fabricadas pela própria Bernina), pois são consideradas, por muitos, as melhores máquinas de costura.

      Aqui no Brasil, eu recomendaria como modelos orientadores a Singer Cosmo, Singer Curvy, Janome 2030, Singer Brilliance, Janome 3160, Singer Stylist. Leia os manuais dessas máquinas de costura, só para ter uma noção dos pontos, acessórios inclusos, recursos oferecidos.

      Você pode pesquisar os valores dessas mesmas máquinas no exterior ou procurar modelos similares, para que sirvam de base e orientação na hora de avaliar corretamente o custo x benefício.

      Qualquer dúvida, estou a disposição.

      Espero ter ajudado.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Oi Lu. Agradeço a resposta. Acabei comprando a Brilliance 6160 pois tinha melhor avaliação que a 6180. Trouxe na caixa mesmo dentro da mala e não tive problemas com a alfândega pois custou US$100, apenas.
      Infelizmente ainda não liguei pois ela é 110V e não comprei o transformador ainda. Além disso, estou com dificuldades para encontrar um curso para iniciantes aqui em Brasília. ahahahaha
      A pobrezinha ainda está dentro da caixa. hehehehe
      Quando começar a usar volto pra te contar.

      Excluir
    3. Oi, Tarcísia!

      Que bom que você conseguiu a Brilliance 6160 por um ótimo valor e sem problemas com cobrança de taxas.

      Quando você testar sua máquina, compartilhe conosco sua opinião sobre o modelo para que mais leitores sejam ajudados!


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  40. Olá, Lu!!!

    como você disse, quando estamos prestes a comprar a primeira máquina é um desafio. Nunca consegui costurar na singer antiga da minha mãe. Ela é mecânica e eu sempre embolava a linha toda dentro dela. Quero aprender a costurar, vou fazer um curso on line e gostaria de uma dica sua sobre qual máquina devo comprar. Não achei o modelo da singer que você citou Brilliance 6180, apenas a 6160. Minha maior dúvida é se consigo fazer a máquina que eu escolher funcionar. Como você citou também, dividindo no cartão... Eu compro até um avião!! Portanto, tirando o problema da grana e da sorte (já que posso ser sorteada com uma com problema de fábrica) qual você sugere para eu começar, de forma que issonão seja um pesadelo em pouco tempo?

    Abração

    Sandra Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra!

      Seja super bem-vinda ao meu cantinho :)

      Então, a escolha de uma máquina de costura depende dos seus projetos, não somente a curto prazo, mas principalmente a médio e longo prazos também.

      Você quer uma máquina tradicional, que costure com pedal? Ou quer uma das que dispensam o uso do pedal?(tendo em mente que os valores para aquisição destas máquinas são mais altos)

      Você quer muitos pontos decorativos ou apenas pontos básicos?

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Não recomendo adquirir uma máquina de costura muito básica, pois com o passar do tempo você vai começar a sentir a necessidade de desenvolver novos projetos.

      Se tiver a oportunidade, teste algumas máquinas que se enquadrem em suas necessidades. Experimente modelos da Singer, Janome, Brother, Elgin. Sinta cada máquina, leve retalhos para ver se a máquina "dá conta do recado".

      Comece vendo modelos como a Janome 2008, Elgin JX-4000, os modelos Singer Facilita e Brilliance, os modelos da Brother (preferencialmente os que já vem com mesa extensora).

      Recomendo que, antes de visitar uma loja especializada, acesse o site dos fabricantes e leia atentamente os manuais de instruções. Assim, você vai começar a entender melhor o funcionamento de cada máquina, os pontos, os recursos e acessórios inclusos. Isso também vai te ajudar a definir qual máquina de costura possui o melhor custo x benefício pra você.

      Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.

      Espero ter ajudado.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  41. Adorei o Blog!!
    Estou super na dúvida de qual máquina comprar e esse post já me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edileia!

      Obrigada pelo carinho, querida!

      Você já decidiu qual máquina comprar?

      Qualquer dúvida é só perguntar.


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  42. Oi Lu, estou vendendo minha Elgin Genius e quero comprar uma máquina com mais funções. A princípio pensei na Brother 9000, mas agora, com seu post estou pensando em uma Janome. Poderia me dar uma sugestão?
    Beijos.
    www.eueumesmagabrielle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielle!

      Seja muito bem-vinda ao meu cantinho!

      Obrigada pelo carinho :)

      Para escolher uma máquina de costura que atenda suas necessidades, recomendo que considere 03 coisas:

      1) Seu orçamento
      2) Suas necessidades e projetos a curto, médio e longo prazos
      3) Facilidade em encontrar peças, acessórios e assistência técnica especializada.

      Após definir esses 03 fatores, fica mais fácil selecionar modelos que atendam suas expectativas e se enquadrem em seu orçamento. Normalmente os sites fornecem a opção de comparar os modelos e você pode baixar os manuais de instruções para ver quais são os pontos, recursos e acessórios inclusos.

      Os modelos da Brother e da Singer são os mais baratos, os da Janome são mais caros.

      Se for costurar grandes projetos, recomendo que pesquise modelos com mesa extensora (inclusa ou opcional).

      Como base, dê uma olhada em modelos como a Singer Brilliance 6160 ou 6180. Da Brother, veja modelos como a SQ9000. Da Janome, comece com a 2030DC e a 3160QDC.

      O ideal é que você visite lojas especializadas e teste os modelos. Leve retalhos dos mais variados tecidos, "sinta" como a máquina se desenvolve.

      A pessoa ideal para dizer o que você realmente quer e precisa é você mesma. Então, defina primeiramente quais funcionalidades você deseja em uma máquina de costura, delimite seu orçamento e pesquise incessantemente, pois os preços podem variar muito de uma loja para outra.


      Qualquer dúvida, é só perguntar!


      Espero ter ajudado :)


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  43. oi Lu, muito bom ter blog como o seu. Muitas informações úteis e esclarecedoras :) Eu estou quase decidida a comprar a janome 4120, mas vendo seu comentário sobre a singer superb, vou dar uma vista nela. Eu via a 4120 funcionando na Brasil patchwork e me encantei, silenciosa, rápida, firme, pontos perfeitinhos, maravilhosa. Eu tenho a janome 2008, e da singer uma zig zag bem antiguinha e uma quilter . A diferença que vejo entre a janome e a singer é que a singer sempre emperra para começar a costura, parece que ela não tem "partida" em tecidos um pouquinho mais grossos. E se não tiver o calcador de de transporte duplo aí não vai mesmo, considerando que ele é frágil e quebra com facilidade. Já a janome começa costurando um soft e um jeans numa boa. Este diferencial é que me fez pensar em comprar a Janome 4120. A Janome 2008 é ótima, costura tudo, super firme, silenciosa, tem partida, aceita bem tecidos grossos como jeans, softs e com mais de um ano de uso diário, não deu manutenção. obrigada pelas dicas Ivete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivete!

      Muito obrigada pelo carinho :)

      Seja super bem-vinda, querida!

      As máquinas da Janome são realmente maravilhosas. Eu adoro a minha, é super fácil de manusear e já costurei até couro sintético com ela!

      Qualquer dúvida, é só perguntar :)


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  44. Sugestão para a Lu: abrir um comentário sobre bordadeiras domésticas, que tal? Eu estou em dúvida entre brother PE770 e Janome mc350

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivete!

      Eu realmente não entendo nada sobre bordadeiras, mas me lembro de ficar encantada com a Brother NV-950D, por ser uma máquina que borda e costura e vem com desenhos Disney na memória!


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  45. Lu, qdo vc diz que uma máquina não precisa de pedal é pq tem sensor tipos as da Bernina? ou vc tem de apertar algum botão pra ela começar e parar de costurar? Vc saberia me dizer se a 4120 da janome tem este recurso? Procurei em sites pra descobrir e não vi referencia sobre isso pra esta máquina. Agradeço se puder me dizer :) E entre a superb e a 4120 qual vc acha que empaca menos e é mais completinha? um abraço e obrigadinha pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivete.

      Dispensar o uso do pedal significa que a máquina pode costurar com ou sem o pedal, pois possui botões que iniciam e param a costura e regulam a velocidade.

      A Janome 4120 possui, sim, este recurso:

      http://www.bramaquinas.com.br/files/manual_instrucoes_4120qdc_portugues.pdf

      http://www.youtube.com/watch?v=loojP4epB4o

      http://reginapatchwork.blogspot.com.br/2011/08/minha-janome-4120-qdc.html

      É fato que, em termos de valor, as máquinas da Singer sempre oferecem mais recursos que as máquinas da Janome. Digo isso porque as Janome são mais caras que as da Singer que possuem os mesmos recursos.

      Para decidir entre a Superb e a 4120QDC, seria bom você testar as duas máquinas. Pois a escolha de uma máquina de costura é algo muito pessoal. Tem quem ame a Singer e não troque por nada. Outras pessoas só usam Janome ou Bernina. E tem os que prefiram Elgin, Pfaff, e por aí vai.

      Eu, por exemplo, AMO a Singer Curvy, mas também ADORO minha Janome 2030DC. Então, não se trata apenas da marca, mas da sua experiência pessoal com a máquina de costura.

      Minha sugestão é que, antes de testar, leia os manuais de ambas as máquinas, veja os pontos e recursos, assista vídeos no youtube.


      Espero ter ajudado!


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  46. Resolvi fazer um curso de corte, costura e modelagem , mas estou começando do zero, nunca costurei antes e tenho muitas dúvidas sobre qual máquina escolher. Já fui em uma loja e estou de olho nos modelos tradition da singer 2259 e 2273. Quero uma máquina apenas para costurar/fazer peças roupa e que seja resisitente para costurar até mesmo jeans. Será que a singer tradition dá conta? ou devo optar por um outro modelo mais resistente? se sim, qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!

      Seja muito bem-vinda ao meu cantinho :)

      Se você quer uma máquina resistente, opte pela Janome 2008 ou pelos modelos Singer Facilita.

      A Janome 2008 costura até 8 camadas de jeans:

      https://www.youtube.com/watch?v=fiPahz06yG0

      Independentemente da máquina de costura, lembre-se que é necessário usar as agulhas e calcadores adequados para cada tipo de tecido. Caso contrário, irá forçar a máquina e poderá ocasionar danos ao produto.

      Para costurar roupas, os pontos de acabamento são indispensáveis:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Há máquinas que já vêm com pontos de acabamento. Para as que não possuem, é possível fazer uma adaptação utilizando o ponto reto e o zigue-zague:

      https://www.youtube.com/watch?v=bmp8vdqyxl4

      Antes de decidir, defina 03 fatores:

      1) Valor que pretende/pode gastar
      2) Funcionalidades e recursos desejados a curto/médio/longo prazos.
      3) Facilidade em encontrar assistência técnica e acessórios

      Também é importantíssimo visitar os sites dos fabricantes, ler os manuais, ver vídeos no youtube, ler fóruns de discussão. Mas, sem dúvida, o que deve pautar sua decisão é sua experiência pessoal com as máquinas de costura. Se possível, visite lojas especializadas e teste os modelos de seu interesse. Leve retalhos dos tecidos que pretende utilizar e "sinta" como cada máquina se comporta, se os pontos são do seu agrado, se a máquina "aguenta o tranco" sem trepidar.


      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.

      Espero ter ajudado!

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  47. Oi Lu, boa tarde!
    Por gentileza, estou querendo comprar uma maquina de costura é assim como as outras pessoas que escreveram tenho dúvidas quanto qual marca comprar, estou muito interessada na Janome 2008 mas não a encontro para venda, vc fez algumas indicações, como a Singer Brilliance 6180, e gostaria de saber, ela é uma maquina resistente ou seja de ferro ou trepida ao costurar vários tecidos, é silenciosa, ah, ouvi falar que devido aos muitos recursos ela é lenta e a assist. téc. é cara. Por favor esclareça minha dúvida e se possível indique-me outros modelos.
    Grata! Sandra CS soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra!

      Seja muito bem vinda ao meu cantinho :)

      A Brilliance 6180 não é de ferro, ela possui estrutura interna de metal, mas é de plástico por fora.

      O fato de uma máquina de costura ter muitos recursos não a torna lenta, mas requer maior cuidado na hora de eventuais consertos, pois existem mais "curiosos" que profissionais especializados.

      Como eu sempre digo, a melhor maneira de ter certeza na escolha de uma máquina é experimentar, testar as máquinas. Leve retalhos de tecido em alguma loja especializada, veja os pontos, pergunte sobre os recursos. Lembre-se que uma boa costura está sempre ligada à escolha certa de calcadores, linhas e agulhas de acordo com cada tipo de tecido.

      Você pode esclarecer melhor suas dúvidas sobre a Brilliance 6180 nesses sites:

      http://paulapontocruzecia.blogspot.com.br/2012/10/minha-singer-billiance-6180.html

      http://patchpoa.com.br/?p=435

      As máquinas mais resistentes costumam ser as antigas "pretinhas" da Singer e da Elgin, a Janome 2008 e os modelos Facilita da Singer (principalmente a Facilita Pro 4423).

      Se você tiver dúvidas sobre modelos da Janome, aconselho conversar com o Vilson da Janome:

      http://www.flickr.com/photos/48023836@N02/sets/

      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  48. Oi querida,

    Tenho uma Singer Biônica, pelo nome dá para você imaginar quantos anos a mocinha tem...
    Bem adoro ela e foi herança da minha falecida mãe, então ela vai ser especial sempre.
    Mas cheguei até aqui, porque quero comprar uma nova.
    Estava em dúvidas, mas você me ajudou muito, vou continuar com a Singer..
    Vou te explorar um pouco mais, tá bom ???
    Você conhece a Brilliance 6160 da Singer, estou pensando em comprá-la, mas gostaria de ouvir a opinião de quem já a usou. Se você conhece e puder me ajudar te agradeceria muuuuuito.

    Teu post foi excelente, me ajudou muito, obrigada por dividir teus conhecimentos.

    Bjs
    Mana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!

      Seja super bem vinda :)

      Eu só tive contato com as Singer Tradition 2273 e Curvy, a Brother CS6000i e a Janome 2030DC.

      Mas tenho visto boas recomendações sobre a Singer 6160. Você precisa ficar atenta ao fato deste modelo não disponibilizar mesa extensora. Se você pretende desenvolver projetos maiores, a mesa pode ser de extrema utilidade.

      Se puder, visite lojas especializadas. Leve retalhos de todos os tipos de tecido que pretende costurar. Lembre-se que a combinação correta de agulha+linha+calcador pode fazer toda a diferença para uma boa costura.

      Essas moças têm a Singer Brilliance 6180, você pode entrar em contato com elas:

      http://paulapontocruzecia.blogspot.com.br/2012/10/minha-singer-billiance-6180.html

      http://patchpoa.com.br/?p=435

      Um bom conselho é que acesse os sites e leia os manuais das máquinas que lhe parecem interessantes. É bom fazer isso antes de visitar as lojas, porque aí você já terá uma idéia sobre os recursos, pontos, acessórios inclusos.

      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  49. Oi Lu, boa noite!

    Gostaria de saber se você conhece as máquinas da marca Sun Special, eu estou pensando em comprar o modelo SS-988 Sun Lady domestica
    [Sun Special]. Será que é uma boa maquina doméstica? Minha segunda opção é a Brother 3850.

    Desde já agradeço.

    Elaine B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine!

      Eu particularmente não conheço as máquinas da Sun Special. Ouvi falar que o fabricante faz boas máquinas industriais.

      Bem, eu não escolheria nem a Sun Special nem a Brother, rsrsrs.

      Dependendo das suas necessidades e do seu orçamento, talvez fosse bom considerar a Janome 2008, Janome 2030DC ou modelos da Singer, como a Brilliance 6160 ou 6180.

      Mas estou citando esses modelos somente como exemplo, porque o mais importante é que você tenha contato com a máquina antes de adquirir. Falo por experiência própria, rsrsrs. É meio complicado adquirir algo assim sem testar antes, sem "sentir" a máquina.

      Se tiver oportunidade, vá a uma loja especializada e teste algumas máquinas de costura que tenham as especificações que você deseja e que se encaixem dentro do seu orçamento.

      Espero ter ajudado :)

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  50. Oi Lu... Boa noite. Depois de ler tantas coisas, fiquei mais ansiosa ainda em adquirir minha primeira máquina de costura. Estou começando, mas amo fazer artesanatos, colchas, bordados etc. Estava pesquisando um modelo da Singer, a Brilliance 6180 e vc fala tao bem da Stylist... bem.. a diferença das 2 está somente no pedal? Outra pergunta: vc conhece uma maquina de fazer fuxicos? Aguardo sua resposta, tá!? Muito obrigada. Um beijo no seu coração. Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle!

      Bem, se você gosta de bordados, tem máquinas da Brother que costuram e bordam, uma graça!

      A Stylist, pelo que vi, tem vários pontos em posição espelhada e também tem a possibilidade de costurar sem o pedal.

      Em compensação, a Briliance 6180 tem mesa extensora e os pontos são lindinhos!

      Quanto a uma máquina de fuxicos, existe a Fit Laser. Mas não conheço, então não posso te dar uma referência com certeza, mas parece ser interessante: http://www.fitlaser.com.br/

      Qualquer dúvida, é só perguntar :)

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  51. Oi Lu, preciso de um máquina boa e barata, que tenha ponto caseado e que seja resistente......seu a ée milagre, mas vc tetem um fica?? Meu email e dai_panosso@hotmail.com .....bjj

    ResponderExcluir
  52. Oi Lu, adorei seu blog. Muitas informaçoes. Tenho uma maquina singer facilita portatil, antiga ( uns 20 anos) é muito boa, mas agora estou querendo uma overloque, mas tenho problemas com espaço, moro em apartamento. Quero uma maquina pra fazer um bom acabamneto em roupas finas, moletons e brins. Costuro apenas pra minha familia , já vi a famosa chinesinha, a janome 2030 D e também a brother 3034 D vi também as industriais siruba e a juki, mas são enormes. Se puder me dar uma orientação agradeceria muito. O ponto principal para mim e que seja boa e com pouca manutençao, já que o meu uso será medio. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  53. Oi Lu, gostaria de saber qual dessas maquina é a melhor da singer brilliance 6180, 6180 ou a stylist 7258
    Desde já agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  54. Olá! Li, li e reli e ainda fico em dúvida entre a janome 4120dc e a singer superb? Pode me ajudar? Quais as vantagens e desvantagens das duas? Obrigada e Aguardo!

    ResponderExcluir
  55. Oi Lu! Sou nova por aqui, mas a algum tempo venho lendo suas comparações entre as marcas de máquinas de costura. Isso porque a velha senhora Elgin da minha mãe se foi...

    Não costuro nada, mas me interesso por artesanato desde pequena, e quis comprar outra máquina para a minha velhinha (rsrsrs). Fiquei entre a Elgin, Singer e Janome. Graças aos seus textos escolhi a menina dos seus e dos meus olhos, uma Janome 2030QDC! Fui buscá-la hoje, ainda não testamos, mas já tenho certeza que nos daremos muito bem. Adorei o seu Blog, agradeço aos posts atenciosos que tanto ajuda pessoas como eu, que não são muito conhecedoras do tema. Foram longas semanas de pesquisa, por opiniões, informações... Que foram muito bem sanadas pela leitura do seu Blog, mais uma vez obrigada!!!

    Ah, a "prima" da Agnes se chama Jennie, uma homenagem ao seriado Jennie é um Gênio dos EUA. Ela realmente deve ser um Gênio na costura! :) Assim que testar venho deixar minhas primeiras impressões aqui para ajudar possíveis compradoras da Janome. Beijos, até mais!

    ResponderExcluir
  56. Olá, vc poderia me informar uma máquina bem barata apenas pra que eu possa aplicar meus bordados em etamine em toalhas sem precisar pedir a uma costureira? Sei que o post é antigo mais ficaria feliz em ter uma resposta. Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Oi Lu! Estou gostando de ver os seus esclarecimentos sobre marcas de máquinas. Eu estou querendo comprar uma para começar um curso de corte e costura, pois não tenho experiência, porém quero ter antes a minha maquina. Estou em dúvida entre uma Janome 2008 e Singer 2030DC. Não quero fazer roupas, apenas aprender a fazer necessaire, eco bags e acessórios pequenos. Talvez até pachwork. O que vc me aconselha?
    Aguardo e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  58. Olá, Lu! Gostei muito dos comentário feitos. São muito úteis! Já estava decidida à comprar a Janome 2030, mas o menor preço hj é de R$ 1.290,00, devido a alta do dólar... Vou continuar pesquisando... Acho que vou comprar a Brilliance 6180, pois pretendo fazer patchwork e quilt. O que vc acha?
    Obrigada pelas dicas.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  59. Mazagaza: Boa noite Lu! Já faz quase um ano que graças a este post pude escolher a Stylist com grande destreza e durante todo este tempo não tive nem um problema ou reclamação tanto da máquina quando do seu blog, e por isto venho mais uma vez; humildemente agradecer vossa paciência e dedicação por responder tantas perguntas e questionamentos que eu e tantas pessoas fazem diariamente. abraços e bjs linda.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia! Estou com uma tremenda dúvida, procuro uma boa máquina overlock, pesquisei bastante na internet mais não encontrei nada esclarecedor, nem mesmo sites que vendam uma maquina overlock que não fosse tremendamente cara, gostaria de saber se tem um site confiável para comprar e qual máquina escolher. muito obrigado pela atenção, desculpe estou desesperado..=/

    ResponderExcluir
  61. Estou com a mesma dúvida do Gabriel. Dei uma máquina de costura para a minha filha e mulher (Singer Quantum Stylist 9960). Elas estão evoluindo e agora precisam de uma Overlock. Uma costura roupas em geral, outra vai mais para a customização. Estou numa dúvida danada de qual overlock comprar na casa dos R$ 1.000 - 1.300. O que recomendaria ou me daria de opções legais nesta faixa de preço ? Que funções são as mais importantes ? Obrigado, Allan

    ResponderExcluir
  62. Oi... entre a Janome 2030 QDC e a Singer Stylist 7258 qual vc acha melhor?

    ResponderExcluir
  63. Olá, parabéns pelo blog! Eu tenho uma Elgin superia, já costurei algumas coisas com ela, eu já enho há uns 2 anos, mas hj eu fui costurar e a linha de baixo não costura e a linha de cima vira um bolo... o que você acha que está acontecendo??

    ResponderExcluir
  64. Boa noite estava acompanhando os posts do seu blog que por sinal é muito esclarecedor consegui tirar várias dúvidas parabéns, gostaria de saber que tipo de ponto é esse e qual máquina devo comprar para fazê-lo http://mimopets.com.br/suporte/SAM_0460.jpg

    Obrigado pelo esclarecimento:)

    ResponderExcluir
  65. Olá Lu, adorei seu blog! Estou querendo comprar uma máquina de costura Janome 2008, mas fico com receio, por que disseram que a maioria dos mecânicos não consertam ela, tem que levar na assistência técnica que fica longe da minha casa, isso é verdade, como vc faz com as suas?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite e parabéns pelo blog, realmente muito esclarecedor. Adoro artesanato e acabei de ganhar uma Janome 4120QDC com Mesa Extensora e gostaria de saber se ela borda também. Ainda não chegou e estou anciosa. Caso não borde, qual vc me indicaria principalmente para bordar nomes em toalhas ? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  67. Olá! Comprei esta semana uma máquina Brother sq 9000, só que o lado certo do bordado está saindo para baixo e o avesso da costura para cima, você sabe que pode estar acontecendo?? Desde já agradeço sua atenção. Fernanda Wommer

    ResponderExcluir
  68. Olá! Suas dicas sobre a escolha da máquina têm me ajudado muito, mas confesso que até agora não sei qual adquirir. Parece que quanto mais leio, mas dúvidas surgem!!!! Vi uma indicaçao da Elgin Genius J4000, o que vc acha? Obrigada. Abçs

    ResponderExcluir
  69. Tenho uma. Para costura é boa, 2 anos de garantia. Mas para patchwork há um pequeno problema : ela nao tem ponto caseado. Abcs

    ResponderExcluir
  70. Olá bom dia,meu nome Sarah! Suas dicas são maravilhosas, parabéns.Mas mesmo assim surgem mais dúvidas. Estou em dúvida, o que você acha das máquinas: singer Bella, singer Fashion 4205 e da Elgin JX4000?
    Grata.....

    ResponderExcluir
  71. Oi, estou na dúvida entre a Singer Stylist 7258T e a Janome 3160QDC. Qual comprar???

    ResponderExcluir
  72. Olá gostaria de uma dica :
    Qual é a melhor máquina doméstica para quem quer começar a criar roupas?

    ResponderExcluir
  73. Acho que pela data do post vc nem vai responder mais, rsrsrs mas vamos lá... Concordo plenamente com vc sobre a máquina brother tenho uma ce 4000. E coincidentemente foi a Cris do bazar Tal e Koisas que me indiou, na época eu precisava de uma máquina que tivesse o ponto caseado. Acontece que enquanto eu só fazia aplicações com o caseado tudo ia muito bem, quando resolvi começar a me aventurar no patch, começou meu tormento, ela realmente não costura muitas camadas mesmo. Além do barulho mecânico horrível, o ponto de costura reta fica todo desregulado e não há promessa que resolva. Já mandei em 2 assistências, e só joguei meu dinheirinho fora.... Já ouvi falar da Elna e da Bernina, que são boas, mas achei muito cara. Agora estou querendo muito a Janome pela promeça do tla costurar até 8 camadas de jeans. Isso é com a janome 2008, queria saber se essa sua a 2030 dc, também costura várias camadas de tecido sem ter um colapso, kkk. Já cheguei a pensar em comprar a industrial, mas pra mim que me ligo mais em artesanato, ela não é a melhor pedida... Help, me diz como está sua experiência com a Janome. BJS

    ResponderExcluir
  74. Lu, era tudo que eu precisava "ler"!!!!
    Estava completamente angustiada e cada vez que via as diferentes marcas e os acessórios ia crescendo mais e mais minha ansiedade!!!
    Agora, depois do seu depoimento não tenho mais dúvidas!!!
    Muito obrigada mesmo!!!!
    Agora, como você mesma disse, só preciso saber se na minha cidade tem assistência técnica.
    Deus te ilumine e continue iluminando as cabeças de várias pessoas assim como a minha!
    Um grande abraço,
    Nildete Bahia Soares

    ResponderExcluir
  75. Boa noite Lu...
    Adorei suas informações, pretendo começar a fazer artesanato mas tenho dúvidas quanto a máquina, você saberia me informar entre a singer 6160 e a janome 8077 qual seria a melhor? Pois como estou iniciando não quero comprar uma máquina muito cara. E se elas tem o ponto caseado para patchwork e costuram zíper em toalha de veludo? Obrigada pela atenção.
    ATT:Sonia

    ResponderExcluir
  76. Ola =D

    Nunca fiz curso de corte e costura, mas quero aprender. Tenho loucura por Barbie e quero poder fazer meus próprios modelitos. Então, passeando pelo Google, achei seu blog (urrullll ...^^....) amei seu comentário, não tinha ideia de qual marca optar.
    Você poderia sugerir um modelo / marca para pessoas como eu?
    Se sim, xD ficaria extremamente grata =D
    Obrigada ;***

    ResponderExcluir
  77. Bom dia ! Eu já experimentei vários tipos de máquinas de costura: as que eram da minha mãe(singer e elgin) que vivia praguejando porque embolava e travava, da minha tia (singer antiga de pedaleira) com a qual ela bordava, 2 elnas que eram uma maravilha e agora emprestada da minha sogra uma Janome que é apenas legalzinha, mas não acho boa, a engrenagem onde fica a bobina tem um jogo que atrapalha o funcionamento e vira e mexe trava. Encerrando outro dia eu vi uma máquina usada em estado de nova da Toyota, parecia sem uso e essa parte onde vai a bobina me pareceu muito firme (eu nem sabia que existia máquina de costura Toyota) e gostaria de obter alguma informação sobre máquina de costura Toyota, se é boa ou não, me pareceu toda feita em metal.

    ResponderExcluir
  78. Bom Dia querida adoro seu blog !!! quando tenho duvida sempre venho dar uma lida nos post aqui .me tira uma duvida dessas maquinas qual a melhor preciso comprar uma e to na imensa duvida de qual modelo dessas e a melhor. SINGER Brilliance 6160 /BRILLIANCE 6180 / Stylist 7258 OU JANOME 2030DC - USO basicamente todos os recursos pois costuro fazendo cortinas jogos de cozinhas e etc me ajude por favor bjs!!!

    ResponderExcluir
  79. Oi Lu !
    Li todos os comentários desde o primeiro até o último, sempre o comentário e de máquinas que foram testadas, estou me aposentando e pretendo comprar minha primeira máquina pois pretendo fazer trabalhos lindos se Deus assim o permitir.
    Fui a uma revendedora em minha cidade certa de comprar a Janome 2030 QDC mas naquele dia haviam professoras demonstrando a Janome 7700 QCP e foi paixão a primeira vista mesmo sendo uma máquina cara pretendo fazer o "Dia de Mim" e adquiri-la.
    Gostaria que me informasse se já trabalhou com esta máquina alguma vez e se já ouviu falar da Elna 7300.
    Me responde por favor.
    Bjusss e seu blog é fantástico.

    ResponderExcluir
  80. Olá!!! Sou totalmente novata neste mundo dos panos e linhas!! nunca usei uma máquina de costura, apesar de ter uma elgin zigzag desde adolescente, mas não sei nem enfiar agulha!! Agora quero comprar uma máquina de costura pois estou me iniciando no mundo do artesanto, fazendo roupas de cachorro, patchwork e bonecas de pano.
    Qual máquina vc me aconselha comprar que seja de fácil manuseio p/ alguém inexperiente como eu e resistente?
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  81. Quero comprar uma máquina de costura e, depois de muita análise, decidi por uma singer, mas ainda estou em duvida entre a Tradition 2259 e a Facilita Pro 4423. Tô querendo fazer consertos para aumentar a renda, mas também gosto muito de artesanato. Por favor, me ajude, pois quero uma máquina que seja resistente e que me acompanhe por muitos anos. Beijos, Iara

    ResponderExcluir
  82. olá!! estou na saga de comprar uma maquina de costura. Eu nunca tive uma. Tenho deficiência visual (só enxergo c/ olho direito). Quero fazer bonecas de tecido, roupas de animais e humanas.
    O que vc me aconselha? Posso gastar até 1300,00.
    EStou entre a singer stylist 7258, e alguma janome que faça as mesmas coisas.
    bjkas artesanais
    Catia

    ResponderExcluir
  83. Oi Lu, assim como muitos busquei sua dicas para ajudar na escolha da primeira máquina...Só tenho a agradecer e lhe desejar muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  84. Oi Lu! Sou costureira iniciante, até agora só me atrevi a fazer alguns consertos e capas para assentos e almofadas. Tenho uma singer 247, carinhosamente chamada de Alcione(é marronzinha, rs), que ganhei de herança de minha avó. Ela é forte, pesadona e dura na queda pros meus abanhadinhos e capas de aquablock. Já passou por manutenção pra corrigir um desajuste na descida da agulha e é um pouco barulhenta, além de só ter aqueles pontinhos básicos, reto e zigzag. Uma amiga que dá oficinas de costura havia comprado muuuuitas máquinas e hoje está com outros projetos que necessitam certo investimento então anunciou a venda de grande parte do seu estoque. Fiquei interessada numa Brother modelo LS-2125i que ela anunciou por R$350,00 na caixa, lacrada. Como sou completamente desantenada nesse quesito, te pergunto se achas um bom negócio, considerando que não faço quilt nem nada pesado demais e pretendo apenas trabalhar com um instrumento mais leve e silencioso e que me ofereça um algo mais em termos de acessórios e pontos. Agradeço desde já sua atenção!

    ResponderExcluir
  85. Ola moça,
    estou imensamente agradecida com seu post, ajudou na escolha neste momento que estou a fazer de outra maquina de costura.
    Tenho a ELGIN SUPERIA. fiquei muito contente quando a comprei.tenho ela acho que ha uns 3 anos.Porem percebi que é simples demais e fragil.e que SINGER com forte referente mesmo que simples, somente as antigas mesmo.
    Mas para primeira, sera sempre meu xodó.e ajudou bastante.
    E por mais simples e antiga que seja, meu sonho e paixão é uma ELGIN ou SINGER pretinha de ferro, velhinhas de guerra, mesmo que novas de loja.Pra mim, essas são as que mandam.
    Mas, novamente, muitissimo obrigada. parabens pelo jeito de explicar e ter a dedicação e paciência de falar tanto e detalhadamente sobre esses três modelos, que inclusive me foram dados como referencia na rua das noivas, onde tem muitas delas a venda com um preço e forma de pagamentos muitos bons.
    Me classificaram como:
    PRIMEIRA: JANOME
    SEGUNDA: BROTHER
    TERCEIRA: SINGER.
    Justamente o post que você fez.
    obrigada mais uma vez, parabéns.Boas costuras pra ti.
    e ate a próxima. ;)

    ResponderExcluir
  86. Ola Lu!
    amei suas descrições no blog e achei por acaso rs e, mesmo tentando ler todos os comentários, estou mmto perdida.
    No Brasil eu usava uma maquina singer que hj tem32/33 anos de idade. elétrica mas simples, e costurava de td nela e nunca deu problema.
    hHa 6 anos vim morar no Japao e adquiri uma maquina simples da marca “jaguar”, ja no primeiro mês deu problema, levamos p arrumar 2x mas ele disse ke se “quebrasse” de novo não teria conserto. dito e feito. Ela quebrou e preciso urgente de outra mas aqui eh mais divicil escolher pq quase não ha os mesmos modelos que tem ai no brasil.
    vc poderia me auxiliar, por favor?
    o forte aqui eh a brother, ha algumas singers, mas poucas mas depois de ler tanto os comentários do seu blog filei ainda mais perdida rsrsrsrss
    Uso mto a maquina p costurar roupas de festa, tecidos finos e encorpados como jeans, brim e corvin, faco artesanato, bonecas de pano, colchas e seto de berco de bebe.
    qual melhor maquina vc me recomendaria?? e outra, mtas tem opcao de costurar normalmente e de bordar e mmmtos bordados.. vc como mais experiente, me recomenda a que ja faz td ou 2 maquinas diferentes? uma simples apenas de costurar e outra apenas de bordar? tbm mandei email p vc, espero sua resposta ansiosa pela ajuda rs. obrigada.

    ResponderExcluir
  87. Olá pessoal, estive lendo tudo que escreveram. Eu preciso de uma máquina super mega simples, só para costurar reto, para serviços somente de casa. Acham que a Máquina de Costura Elgin Supéria JX-2050 - Branca/Verde é uma boa opção? Pelo menos no site ponto frio as avaliações foram boas. Mas gostaria de saber a opinião de vocês. Grata pela atenção meninas, super beijo! :)

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde! Estou começando agora a costurar, comecei um curso de patchwork para inciantes, temos (eu e minha filha) uma Máquina de Costura West-505 que compramos no natal passado para minha filha de 10 anos, agora que comecei a usar estou sentindo a necessidade de uma mais potente e costure várias camadas de tecido inclusive a manta acrílica, estou em dúvida entre uma Máquina de Costura Elgin Portátil JX 4000 Genius Branca e me ofereceram uma máquina Elna - Sew Fun - 1000 ou Janome 2008, o qual me aconselha a comprar? eu infelizmente vou ter que optar por uma dessas pelo preço, não estou podendo investir mais nesse momento.Aguardo seu retorno. Grata - Kelly

    ResponderExcluir
  89. Olá, Lu - desculpe a Janome é a 2018 eu vi errado. estou bem em dúvida, pois a Loja onde compramos a primeira foi a que me ofereceu as da Elna e Janome, a facilidade é que eles mesmo dão assistência e vendem acessórios - já a Elgin eu vi no site do Extra e me parece bem mais completa.

    ResponderExcluir
  90. Olá,gostaria de saber qual a diferença entre a máquina janome 1006 e 2008.

    ResponderExcluir
  91. Ola gostaria de saber sobre a sum special

    ResponderExcluir
  92. Pessoal,
    Alguém poderia me dar informações sobre a overlock sun special ultra?
    Também me informaram que as maquinas de costura da Janome não são mais fabricadas. Sabem dizer se esta informação procede.
    Agradeço,
    Beth

    ResponderExcluir
  93. Me indicaram esse site e achei muito bom, tem várias peças de costura e também máquinas da janome.

    www.maxilider.com.br

    espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  94. Adorei o blog *-* e as dicas também.

    ResponderExcluir
  95. comprei uma sq 9000 da brother, estou arrependida os fios de cabelo, bonitinha , mas fraca demais, meu sonho era uma janome, acho que vou acabar comprando uma janome 2008, pras costuras grossas

    ResponderExcluir
  96. Olá Lu, adorei seu blog! Tirei muitas dúvidas hoje! Grata!
    Tive que vender minha Facilita Master há algum tempo e tenho pensado muuuito em comprar uma nova máquina. Fiquei sem costurar por conta de doença, e hoje, com algumas limitações, quero escolher uma máquina que me dê conforto. Gostei muito de seus comentários sobre a Janome, mas não conheço as possibilidades dela. Fiquei encantada pela Stylist, da Singer, por que atenderia a algumas das minhas demandas, como costura várias camadas de tecido, sem falar do novo Acessório Overlock, mas seus comentários sobre a Janome tb me cativaram. Poderia me dar mais detalhes e comparar as duas? Grata, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  97. Ola
    Sou a Andiara e quero comprar uma máquina de costura será que a Máquina de Costura Eletrônica Singer Brilliance 6160- com 56 Pontos e 4 Tipos de Casa de Botão e Luz LED é boa?
    Qual a diferença entre a 6160 ou 6180?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  98. Olá Boa tarde!
    Estou bem louca aqui.
    Faz duas semanas que estou pesquisando
    Cheguei a um veredito "Singer stylist " 1. 225. 00 no magazine luiza. Já pensei na "confidence ". 1. 250 mais acabei Me decidindo pela "stylist ". Até ontem
    Porque agora a janome 2030 e a 3160 tmb entraram no jogo pra me enlouquecer ainda mais.
    3160. Esta custando 1. 660. Não costuro, mais quero aprender em uma máquina que seja recomendada para costura e artesanato. Que seja robusta, silenciosa, e que me ofereça maior estabilidade na hora da costura. Tbm tem que vvir acompanhada de mesa estensora e que ofereça pontos tipo overloky. Sem falar na assistência técnica e nas peças opcionais. Eu moro no litoral do Paraná. Pensei na loja magazine luiza. Pesquisando preços ela pareceu Maia em conta.. é seguro comprar pela net.? Qual loja ade confiança vc me indica? Qual a diferença entre elas além do preço. Obrigada!!! Li tds os comentários.!!! Me ajuda por favor.!!! Vou marcar presença aqui. Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, pesquise no Extra.com. Estou fazendo comparações e a diferença lá é muito grande em relação a outros sites. A entrega é garantida. Já comprei algumas coisas lá e foram entregues direitinho. Inclusive antes do prazo. Boa compra e Boa sorte!

      Excluir
  99. PERFEITO! OBRIGADA! EXATAMENTE O QUE EU PROCURAVA A DIAS E NÃO ENCONTRAVA, DEUS A ABENÇOE! BJ

    ResponderExcluir
  100. Oi! Boa tarde! Estou a procura, há alguns dias, de uma máquina de costura para comprar. Fiquei muito contente com teu blog. Já andei um pouco aqui em São Luís - MA (Terra dos Lençóis) e não fui muito feliz nos esclarecimentos nas lojas. Os vendedores explicam bem os valores das máquinas, mas suas funcionalidades são um mistério ou um detalhe quase que insignificantes Para eles, é claro!... Já li outros posts teus referentes a costura e gostei muito. Foram esclarecedores e bastante elucidativos. Obrigada pelo serviço social que tens prestado. Que Deus te abençoe rica e poderosamente. Continue!!!

    ResponderExcluir
  101. Uma dúvida... entre a singer Confidence Quilter 7469 e a Stylist 7258 qual a melhor?

    ResponderExcluir
  102. Fiquei um mês pesquisando sobre máquina de costura. Pesquisei td. Até liguei pra algumas lojas em Santa Catarina. Mais achei mt caro. Fiquei entre duas maquinas. A stylist e a Janome 2030. Até entrei em contato com a Janome 2 vezes para tirar dúvidas. Eles me atenderam bem. Decidi pela Janome 2030. E ela chegou ontem. As primeiras impressões fora ótimas.

    ResponderExcluir
  103. Parabéns pelo blog!

    Quero presentear minha filha de 22 anos com uma máquina de costura. Li bastante, mas nada conclui.

    Por favor me dê uma sugestão de que máquina comprar.

    Ela mora no Rio de Janeiro e acredito tenha assistência técnica. Lá é 110 v e é possível que ela se mude para uma cidade 220 v, então terá que usar transformador..

    Ela nunca costurou. E a idéia é fazer bainha, acabamentos em lençóis, pequenos reparos, e fazer um curso para fazer calcinhas, maiôs, sutians e muito trabalho de arte. Ela ama arte. Não pretende costurar peças grandes como calça comprida, vestidos, blusas, nem roupas em geral, mas pretende fazer trabalhos de arte, como jogo americano, sutians, toalha de mesa, e fazer reparos e acabamentos em geral.

    Que maquina compro para presenteá-la?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  104. Tenho uma facilita que era da minha mãe Tipo 35 anos de idade, mas mnha companheira.Queria uma que bordasse nomes. Qual sugestao de janome mais em conta?

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde!
    Estou na duvida dessa maquina de costura da Singer vc sabe me informa se ela é boa?
    Máquina de Costura Singer Brilliance 6180

    ResponderExcluir
  106. Meninas.. Nunca costurei nada na minha vida.. Creci vendo minja mãe e minha avó costurando.. Comecei a fazer artesanato.. Cartonagem.. E me deu uma vontade louca de costurar.. Mas pra isso preciso da dica de vcs... Pra começar do zero qual maquina compro.. Agradeço a todas pelo carinho em compartilhar.. Bjoo

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde!!! Preciso urgente de uma dica,quero começar a costurar tecidos finos,acessórios e vestidos de noiva,qual é a melhor marca e modelo. Grata

    ResponderExcluir
  108. Oii tdo bem? Confesso q tentei ler tudo, mas estou ansiosa pra ver vc me respondendo.RSS percebi q vc não falou da janome2018dc e queria saber se é Boa, sou iniciante,vou comprar a primeira máquina agora e estou em dúvida entre ela e a facilite pro 5526. Muito obrigada pela ajuda.bjoss

    ResponderExcluir
  109. Oii tdo bem? Confesso q tentei ler tudo, mas estou ansiosa pra ver vc me respondendo.RSS percebi q vc não falou da janome2018dc e queria saber se é Boa, sou iniciante,vou comprar a primeira máquina agora e estou em dúvida entre ela e a facilite pro 5526. Muito obrigada pela ajuda.bjoss

    ResponderExcluir
  110. Oi, tudo bem?
    Sou modelista e sempre trabalhei com maquinas industriais ou semi, infelizmente estou me mudando para um pequeno apartamento e só poderei ter uma ou duas máquinas portáteis. adoro costurar, e estimo costuras perfeitas, estou com um pouco de medo de não conseguir um resultado bom nas máquinas domésticas, como farei um investimento em um overloque e uma costura multi (reta/caseado. Por favor me oriente conforme sua experiência, trabalho com tecidos finos, e de alfaiataria, pura lã, seda, viscoses e voils. Sabe me dizer se conseguirei bons resultados com a Janome 2030, ou seria melhor a singer?

    ResponderExcluir
  111. Olá, tenho um certo receio de máquinas eletrônicas, será que são simples para manusear? assistência técnica é fácil? dão muitos problemas? Quero adquirir um 030QDC Janome.

    ResponderExcluir
  112. bom dia.

    Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo post! Um relato bastante interessante sobre sua "jornada" em busca da máquina ideal para você.

    Minha namorada esta procurando "A primeira máquina de costura da vida dela"... rs
    ela busca uma máquina básica, domestica mesmo, para começar a aprender.

    Ela estava em dúvida entre 2 modelos: Singer 2868 e Janome 2008. Ambas com recursos e preços parecidos.

    Conhece essas máquina? O que me diz delas? Já ouvi falar (inclusive neste post) que as maquina Janome são muito robustas e silenciosas, mas também já ouvi comentários dizendo que os acessórios da Singer são muito mais baratos. Isto é verdade?

    Obrigado pela atenção e, mais uma vez, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é Ricardo, e meu email é rbelloti@hotmail.com

      Excluir
  113. Muito bom esse post (+ comentários) e todo o blog. Favoritei e vou voltar com certeza. Começando ainda no universo da costura. Beijos da Bahia

    ResponderExcluir
  114. Oie parabéns pelo trabalho.
    Sou iniciante. Não entendo nada de costura mas quero aprender para fazer vestido mãe e filha. Roupinha de bebê.
    Qual máquina vc recomenda??

    ResponderExcluir
  115. Oi ... li seu post e confesso que já estou quase desistindo de comprar uma máquina. :-( ... já fazem três semanas que eu só olho máquina e ainda não consigo me decidir... O problema é que eu queria uma máquina que fosse boa para fazer o quilt o patch e costurar roupas, e a dificuldade está em achar uma que faça tudo.. não sei se é eu que estou querendo demais, ou os fabricantes que já fazem separado pra fazer com que eu compre duas máquinas rsrsrs... estou em dúvida entre a brother 9000 e a singer patchwork. Jantem não achei aqui na região que moro para comprar... Pelo que li dos seus posts, sua experiência com a brother não foi muito boa. Você conhece essa singer? ou outra que de conta de fazer o que eu preciso? Obrigada...

    ResponderExcluir
  116. Ola, estou na duviaentre as maqinas de costura Janooe 2012 e 2030... Preciso de otima costura reta... zig zag.. Qual delas voce pode me indicar? Tenho uma Husqvarna Designer II. Agradeco a atencao. Nina

    ResponderExcluir
  117. Oi, tudo bem?
    Estou pesquisando e tentando decidir entre a janome 2008s ou a 2030qdc.
    Sou iniciante e quero uma máquina forte que costure tecidos mais grossos e até em camadas sem perder a qualidade dos pontos e sem forçar a máquina.
    Qual delas vc me aconselharia?
    As duas aceitam o calcador de overlock com corte lateral?
    Att. Helga.

    ResponderExcluir
  118. Oi, tudo bem?
    Estou pesquisando e tentando decidir entre a janome 2008s ou a 2030qdc.
    Sou iniciante e quero uma máquina forte que costure tecidos mais grossos e até em camadas sem perder a qualidade dos pontos e sem forçar a máquina.
    Qual delas vc me aconselharia?
    As duas aceitam o calcador de overlock com corte lateral?
    Att. Helga.

    ResponderExcluir
  119. A 2008 S tem estrutura de metal e costura até 8 camadas de jeans. Tenho a 2030 qdc, e para patchwork ela me atende bem. Mas se você precisa de uma mais forte, então é a 2008 S. Quanto ao pé calcador pergunte ao vendedor do pé. Creio que aceitem sim, mas é ele quem poderá informar melhor. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  120. Lu: fiquei curiosa pela janome 2030dc. Ela não tem mesa extensora e custa em média 1700,00 dependendo da Lj. É vc influenciou na minha curiosidade por ela. Tenho duas da singer: Facilita. São ótimas! Mas quero uma eletrônica.

    ResponderExcluir
  121. Desculpe os erros... É o corretor do aparelho que decide como a palavra deve ser... kkk

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde, não tenho muita experiência em máquinas, amo costurar e recentemente fiz curso de modelagem e costura e já estou trabalhando muito. O que acontece é que tenho uma elgin JX-4000 que não tá dando conta .Estou meio apaixonada pela Janome 2008 S . O que vc me aconselha ? Até Lolo Pinto

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde, não tenho muita experiência em máquinas, amo costurar e recentemente fiz curso de modelagem e costura e já estou trabalhando muito. O que acontece é que tenho uma elgin JX-4000 que não tá dando conta .Estou meio apaixonada pela Janome 2008 S . O que vc me aconselha ? Até Lolo Pinto

    ResponderExcluir
  124. Olá lu, bom dia, gostaria da sua ajuda acompanhei os comentários des de o início mas não cheguei a uma conclusão,estou em dúvida entre a janome 3160 e a Singer stylist 7258, será q consigo costurar casacos nelas? Não grande escala,apenas de vez em quando? Se puder me ajudar te agradeço.

    ResponderExcluir
  125. Ola! Preciso de uma ajudinha.. Estou em dúvida entre duas máquinas da Singer, a facilita pró e a singer tradition 2282, alguém poderia dizer qual a que possui o melhor custo benefício? Quero poder costurar coisas pesadas tipo algodão, jeans sem dor de cabeça...

    ResponderExcluir
  126. A Janone 2018 DC está por R$ 999,00 parcelado ou a vista R$ 949,00. Vale muito a pena já comprei a minha parcelada na Magazine Luíza, com frete grátis pelo App.

    ResponderExcluir
  127. Oi, quero comprar uma máquina e, pesquisando, cheguei no seu blog. Gostaria de saber se suas impressões sobre as marcas neste post continuam as mesmas.
    obrigada,
    Priscila

    ResponderExcluir